Como deve ser o Plantao Psicologico no contexto hospitalar?

Como deve ser o Plantão Psicológico no contexto hospitalar?

Para que um Serviço de Plantão Psicológico se constitua como tal, a instituição deve garantir a presença de psicólogos em lugar e horários pré-determinados. Assim, o cliente poderá usar o atendimento psicológico como espaço de acolhimento e referência no momento em que sentir necessidade (Morato, 1997).

Quais são as principais atividades do psicólogo hospitalar?

O objetivo do psicólogo hospitalar é auxiliar o paciente em seu processo de adoecimento, visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização, devendo prestar assistência ao paciente, seus familiares e a toda equipe de serviço, levando em conta um amplo leque de atuação e a pluralidade das demandas ( …

O que é passado na passagem de plantão?

A passagem de plantão, entrega ou troca de turno é uma prática realizada pela equipe de enfermagem com a finalidade de transmitir informação objetiva, clara e concisa sobre os acontecimentos que envolvem a assistência direta e ou indireta ao paciente durante um período de trabalho, bem como assuntos de interesse …

LEIA TAMBÉM:   Porque meu Wi-Fi fica desconectando?

Qual o objetivo do Plantão Psicológico?

O Plantão Psicológico (PP) é um tipo de intervenção psicológica que acolhe a pessoa no exato momento de sua urgência, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites.

Como se tornar um psicólogo hospitalar?

É possível fazer o curso de pós-graduação na modalidade presencial e a distância. Há ainda outra alternativa para conseguir o título de especialista em Psicologia Hospitalar: o concurso realizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Trata-se de uma prova teórica e prática.

Está sob as responsabilidades de um Psicólogo tratar da mente e de fenômenos e atividades mentais, fazer a triagem de pacientes em clínicas e hospitais, dar consultas de atendimento psicoterapêutico, com aconselhamento de pessoas com dificuldades psicológicas, auxiliar na reabilitação de pacientes com seqüelas físicas.