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Como deve ser o ambiente de uma creche?
Muito mais importante do que as características do espaço -salas grandes ou pequenas, um jardim enorme, chão de borracha para a criança não se machucar, e oferta de brinquedos, por exemplo- é a forma como o local será aproveitado dentro do projeto pedagógico da instituição, a qualidade e a formação dos profissionais …
Quando as creches foram criadas?
As primeiras creches surgiram no século XIX na Europa e no início do século XX no Brasil, precedidas pela estruturação do capitalismo, a crescente urbanização e a Page 2 necessidade de reprodução da força de trabalho composta por seres capazes, nutridos, higiênicos e sem doenças.
Como devem ser os espaços das creches e pré-escolas?
O espaço criado para a criança deverá estar organizado de acordo com a faixa etária da criança, isto é, propondo desafios cognitivos e motores que a farão avançar no desenvolvimento de suas potencialidades. O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida.
O que deve ter em uma sala de creche?
O que não pode faltar na sala de Educação Infantil?
- A sala de aula deve estar organizada de acordo com as necessidades de cada etapa da Educação Infantil.
- Canto da leitura.
- O alfabeto ideal é assim, sem desenhos, com letras de forma.
- Materiais organizados.
Quando foi criada a primeira creche no Brasil?
Kuhlmann (1996) considera o ano de 1899 como o do surgimento de creches, que passaram a ocupar o cenário da assistência à Infância Brasileira, enquanto os Jardins de Infância eram considerados educativos, tornando-se a principal modalidade de atendimento aos pobres.
Qual a diferença entre pré-escola e creche?
Existem algumas diferenças entre creche e pré-escola, Principalmente, do ponto de vista conceitual, essa diferença é bastante clara: supõem que a creche seja algo que atenda à criança logo nos primeiros anos de vida e a pré-escola o que vem imediatamente antes da escola.
Onde e quando surgiu a Educação Infantil?
As primeiras instituições brasileiras de atendimento às crianças de zero a seis anos surgiram ainda no Império com intuito de amparar as que eram abandonadas nas ruas das cidades, como os orfanatos, os asilos para pobres e a Santa Casa de Misericórdia, com sua roda dos expostos.