Como declarar a pensao alimenticia recebida?

Como declarar a pensão alimentícia recebida?

A pensão deve ser informada na ficha de “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior”. Localize essa ficha no menu do lado esquerdo da tela de preenchimento do IR 2021. Se a pensão estiver no seu nome, selecione a aba “titular”. Caso esteja em nome dos filhos, selecione a aba “dependentes”.

Como declarar recebimento de pensão por morte no imposto de renda?

Quem recebe uma pensão por morte, inferior a R$ 1.903,98 por mês, deve preencher a ficha de “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Já os atrasados recebidos do INSS devem ser declarados na ficha “Rendimentos Recebidos Acumuladamente”.

Quem recebe pensão por morte e isento de imposto de renda?

Qualquer aposentadoria e até mesmo a pensão por morte pode ser isenta do imposto de renda. Assim, por exemplo, uma mulher (não importa a idade) que recebe pensão por morte, se desenvolver câncer de mama, terá direito à isenção do IRPF. Ao tratar das isenções, a Lei 7.713/88 não exige invalidez, nem mesmo parcial.

LEIA TAMBÉM:   Como o sangue se move no coracao?

Qual é a pensão tributável?

Pensão é rendimento tributável. Se elas forem suas dependentes, declare em rendimentos tributáveis recebidos de Pessoa física. Se elas declaram em separado e são isentas, você deve informar a origem do dinheiro em rendimentos isentos (doações).

Como declarar a pensão alimentícia e rendimento tributável?

Pensão alimentícia é gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem recebe. Veja como declarar as duas situações no imposto de renda 2021 A pensão alimentícia só deve ser informada na declaração de IR quando definida por decisão judicial ou extrajudicial (escritura pública).

Quais os valores tributáveis recebidos de pessoa jurídica?

Em regra, os valores percebidos a título de aposentadoria (paga ao segurado) e de pensão por morte (paga ao dependente) são tributáveis. Por essa razão, devem ser declarados na ficha de “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. O beneficiário que tiver 65 anos ou mais conta com uma isenção até o limite de R$ 24.751,74 por ano.

Por que as aposentadorias e a pensão por morte são tributáveis?

LEIA TAMBÉM:   O que e o Infopen mulheres?

Já as aposentadorias e a Pensão por Morte, embora sejam, em regra, tributáveis, contam com algumas exceções, razão pela qual serão vistas em um tópico próprio, mais a seguir. Em regra, os valores percebidos a título de aposentadoria (paga ao segurado) e de pensão por morte (paga ao dependente) são tributáveis.