Como calcular o tempo de vida de uma estrela?

Como calcular o tempo de vida de uma estrela?

O tempo de vida de uma estrela está diretamente relacionado à sua massa. “As de massa bem maiores que a do Sol, cerca de dez vezes maiores, por exemplo, vão durar dezenas de milhões de anos, enquanto o tempo de vida do astro solar é de 10 bilhões de anos.

Qual é a vida útil do Sol?

O Sol é uma estrela relativamente pequena que já viveu 4,6 bilhões de anos, ou seja, metade da sua vida. Sabemos o tempo que o Sol vai viver justamente por sua massa e sua composição química. No núcleo solar, a temperatura e a densidade são gigantescas e causam fusão nuclear de hidrogênio em hélio.

Para uma estrela qualquer, o tempo de vida na seqüência principal pode ser calculado em termos do tempo de vida do Sol na mesma fase: Demonstre que o tempo de vida na seqüência principal para uma estrela cuja massa é 0,85 M é igual à idade do Universo, de 13,7 bilhões de anos. Para calcular a luminosidade, use a relação massa-luminosidade .

LEIA TAMBÉM:   O que significa a sigla DPO?

Como podemos calcular a idade de uma estrela?

Astrônomos conseguiram provar que podem calcular de forma precisa a idade de uma estrela pela velocidade com que ela gira. Sabemos que as estrelas desaceleram com o tempo, mas até recentemente havia poucos dados para permitir cálculos exatos.

Qual a parte mais longa da vida da estrela?

A parte mais longa da vida da estrela é quando ela está na seqüência principal, gerando energia através de fusões termonucleares. Em estrelas como o Sol, as reações mais importantes são as que produzem, como resultado líquido, a transformação de quatro núcleos de hidrogênio (quatro prótons) em um núcleo de hélio (partícula ).

Como calcular a luminosidade de uma estrela?

Demonstre que o tempo de vida na seqüência principal para uma estrela cuja massa é 0,85 M é igual à idade do Universo, de 13,7 bilhões de anos. Para calcular a luminosidade, use a relação massa-luminosidade .