Como calcular Imposto de Renda sobre participacao nos lucros?

Como calcular Imposto de Renda sobre participação nos lucros?

Por fim, para calcularmos o IR sobre a primeira parcela da PLR (Setembro/2020) temos que multiplicar o valor bruto total pela alíquota de 27,5\%, subtrair o valor a deduzir e por último subtraímos também o valor do imposto calculado para Março/2020.

Como lançar participação nos lucros no Imposto de Renda 2021?

Os valores recebidos de PLR devem ser declarados na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva/definitiva”. Localize essa ficha no menu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento da declaração. Em “Tipo de rendimento” selecione o código “11 – Participação nos lucros ou resultados”.

Como funciona a participação nos lucros?

Participação nos lucros: como funciona esse benefício? Para quem ainda não consegue viver de investimentos, receber a participação dos lucros na empresa onde trabalha é sempre muito bem-vindo. Dependendo da empresa, o montante pago de participação nos lucros pode ser bem alto.

Qual a legislação que determina a participação nos lucros?

Todavia, a Lei 10.101, de 19 de dezembro de 2000, determina que a participação nos lucros deverá ser negociada entre a empresa e seus funcionários. Esta negociação pode ocorrer por meio de uma comissão com representantes tanto da empresa quanto dos empregados. Neste caso, o número de pessoas representando cada lado deve ser igual.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre usufruto e fideicomisso?

Qual o programa de participação nos lucros e resultados?

O Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) estipula o pagamento de percentual dos lucros obtidos por uma companhia para os seus empregados. Este benefício pode ser uma iniciativa do próprio empreendedor ou mesmo imposto por uma convenção coletiva.

Como podem dar ou atribuir lucros a seus sócios?

Assim como não podem dar ou atribuir participação de lucros a seus sócios ou cotistas, diretores e demais membros de órgãos dirigentes, fiscais ou consultivos. Contudo, se a empresa optar pelo parcelamento dos tributos, ou seja, a negociação dos tributos em atraso, a distribuição pode voltar a acontecer.