Tem como pagar pedagio para aposentadoria?

Tem como pagar pedágio para aposentadoria?

“Artigo 20 da EC 103/2019: o segurado poderá se aposentar quando tiver uma idade mínima e preencher tempo de contribuição mais o pedágio“. Isso significa que, além da idade mínima e o tempo de contribuição, você ainda tem que cumprir o pedágio de 100\%, que é o tempo que falta para você se aposentar.

O que é pedágio de 100\% na aposentadoria?

4. Pedágio 100\% (INSS e servidores públicos) Para aquelas pessoas que poderiam se aposentar por tempo de contribuição, será possível optar por cumprir a mais 100\% do que restar, na data da promulgação da reforma, para atingir o mínimo (35 para homens e 30 para mulheres).

Qual o tempo de contribuição na sua conta previdenciária?

No dia 12/11/2019 você terá somado 1 ano, 4 meses e 2 dias de tempo de contribuição. A partir do dia 13/11/2019, a contagem será feita por mês. Ou seja, em novembro, além de você ganhar 12 dias de contribuição, você ganha o mês cheio, totalizando 1 mês e 12 dias de contribuição na sua “conta previdenciária”.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as relacões entre os seres vivos?

Qual a idade mínima para ter acesso a essa aposentadoria no INSS?

E para ter acesso a essa aposentadoria no INSS, você precisará de: 65 anos de idade, se homem, ou 62 anos de idade, se mulher; 20 anos de tempo de contribuição, se homem, ou 15 anos de tempo de contribuição, se mulher; 180 meses de carência.

Qual a regra de carência e tempo de contribuição?

Por exemplo: trabalho em serviço militar não conta para a carência, mas conta para o tempo de contribuição. Assim, os períodos de carência e tempo de contribuição difeririam na hipótese da pessoa ter prestado serviço militar. Desse modo, não leve a regra de contagem igual para a carência e tempo de contribuição a ferro e fogo.

Como você terá tempo de contribuição para o INSS?

Porém, como a forma de contagem mudou a partir de 13/11/2019, você terá 1 mês (cheio) de tempo de contribuição para o INSS. Isso significa que não importa se você trabalhou um dia em um mês e depois saiu do trabalho ou foi demitido.