Sera que nenhum contribuinte gosta de pagar o imposto devido ao IRS?

Será que nenhum contribuinte gosta de pagar o imposto devido ao IRS?

Nenhum Cidadão contribuinte gosta de pagar o imposto devido ao IRS, mas o que pode acontecer se tentar esconder bens ou rendimentos do Fisco?

Quando é feita a entrega do IRS?

Para evitar congestionamentos e sobreposições de calendário com outras obrigações fiscais, deste ano em diante, a entrega do IRS pode ser feita durante três meses – entre 1 de abril e 30 de junho.

Qual a taxa de IRS para os rendimentos?

Isto porque se, após as deduções específicas, os rendimentos ficarem enquadrados nos primeiros dois escalões de IRS (até 10 732 euros, em 2021) será aplicada uma taxa de IRS até 23\%, que é inferior à taxa liberatória ou especial aplicada a estes rendimentos, que, habitualmente, é de 28\%.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer na Ilha de Superagui?

Quais são os conceitos associados ao IRS?

Rendimento coletável, quociente familiar, deduções específicas, escalões de rendimento coletável, deduções à coleta, benefícios fiscais e coleta são os termos mais importantes associados ao IRS. Estes conceitos parecem-lhe estranhos?

Qual o imposto que tributa o rendimento dos cidadãos?

Por outras palavras, é o imposto que tributa o rendimento dos cidadãos, salvo algumas exceções previstas na lei (ver destaque “Quais os rendimentos não sujeitos a IRS”). Quanto às suas características, o IRS é: Direto: Incide imediatamente sobre o rendimento e é atribuído diretamente a uma pessoa (contribuinte).

Quais são os rendimentos sujeitos ao imposto?

O IRS incide sobre praticamente todos os rendimentos, mesmo quando estes provêm de atos ilícitos, como sublinha o artigo 1.º do Código do IRS. Ao todo, são seis as categorias de rendimentos sujeitas a este imposto:

Quais são os rendimentos isentos do IRS?

Sem contar com senhas de presença de governantes e juízes, estes são 12 exemplos de rendimentos isentos de IRS. 1. Juros dos depósitos Os juros dos depósitos a prazo e doutros investimentos não são de declaração obrigatória, pois já foram tributados a uma taxa autónoma de 28\%.