Sera que e preciso declarar o falecimento de titular de rendimentos no IRS?

Será que é preciso declarar o falecimento de titular de rendimentos no IRS?

Sabia que é preciso declarar o falecimento de titular de rendimentos no IRS? Explicamos tudo para que não haja dúvidas. Pode parecer estranho, mas é necessário fazer o IRS de um familiar falecido.

Como declarar os rendimentos prediais?

Neste texto explicamos o que envolve cada uma destas opções para declarar os rendimentos prediais. Como referido, os rendimentos prediais podem ser declarados pela própria categoria, ou seja, pela categoria F, ou pela categoria B, destinada aos rendimentos empresariais e profissionais.

Quando é possível consultar as respetivas deduções do IRS?

Como referido, são ainda apresentadas as respetivas deduções, ou seja, o valor que poderá ser descontado à coleta de IRS. Quando e como consultar? A página com todas as despesas do IRS e respetivas deduções pode ser consultada a partir de 15 de março, no Portal das Finanças.

Quando é possível apresentar uma reclamação sobre as despesas do IRS?

Esta página das despesas do IRS e respetivas deduções é apenas de consulta. Se houver algum lapso, é possível apresentar uma reclamação até 31 de março. Mas só relativamente às categorias de despesas gerais familiares e de exigência por fatura.

Como corrigir uma declaração de IRS já entregue?

Para corrigir uma declaração de IRS já entregue, o contribuinte deve enviar uma declaração de substituição, com as devidas retificações. Este é o procedimento aconselhado pela AT.

Como posso corrigir o IRS?

Como posso corrigir o IRS? Para corrigir uma declaração de IRS já entregue, o contribuinte deve enviar uma declaração de substituição, com as devidas retificações. Este é o procedimento aconselhado pela AT.

Como é preenchida a declaração de IRS?

Neste caso, a declaração de IRS é preenchida normalmente, como se fosse feita na primeira pessoa, mais uma vez, através do Portal das Finanças, utilizando os dados de acesso da pessoa falecida. Ou seja, o procedimento é exatamente o mesmo que um cônjuge deverá adotar, caso opte por fazer a declaração da pessoa falecida em separado.