Sao Paulo regulamenta criacao de abelhas nativas sem ferrao?

São Paulo regulamenta criação de abelhas nativas sem ferrão?

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) publicou no dia 4 de fevereiro a Resolução 11/2021, que cria a categoria de fauna silvestre meliponário e regulamenta a criação de abelhas nativas sem ferrão no estado de São Paulo. O prazo para se inscrever junto ao GeFau é 19 de agosto de 2021.

É proibido capturar abelhas?

Resolução divulgada no início de fevereiro proíbe criação de espécies de outros Estados e regulamenta a captura de colmeias na natureza.

Como registrar meu apiário?

Para se cadastrar, é fácil. Primeiro, o produtor fará seu requerimento de ativação para acesso ao Gedave no EDA a qual pertence o município onde está localizado o apiário, onde o produtor se identificará com nome, RG, CPF, contatos (e-mail e telefone) e endereço. Também é preciso levar cópia dos documentos.

É proibido criar abelha jataí?

LEIA TAMBÉM:   Por que e importante avisar um adulto quando uma crianca se machuca?

De acordo com o art. 29, qualquer interferência ou modificação de um ninho de animal silvestre, sua criação ou comercialização de partes, ovos, ninhos ou produtos derivados, é crime, quando realizadas sem as devidas autorizações.

É proibido criar jataí?

Hoje, os interessados em iniciar uma criação de abelhas sem ferrão precisam de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pois as espécies são consideradas animais silvestres.

Qual lei protege as abelhas?

Lei Federal 9.605/98
Lei Federal 9.605/98 (Lei de crimes ambientais) proíbe a eliminação do exame de abelha. Protege fauna e flora incluído as espécies de abelhas nativas e exóticas. Prevendo multa e prisão para aquele que transportar, matar ou cometer maus tratos aos animais e à flora.

Como conseguir o registro de apicultor?

Cadastro de apicultor e/ou meliponicultor na Defesa Agropecuária

  1. Para o Pré Cadastro, acesse o site do sistema GEDAVE: https:// gedave.defesaagropecuaria.sp.gov.br;
  2. Cadastro do produtor: – Preencha os dados básicos da pessoa física, endereço residencial, endereço de correspondência e contato.