São bancos comunitários?

Bancos comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da economia solidária.

Onde são criados os bancos comunitários?

Histórico dos bancos comunitários no Brasil O banco Palmas, Fortaleza-CE, foi o pioneiro e criou o primeiro banco comunitário brasileiro em 1998. Ao longo do tempo, diversos outros bancos foram criados e hoje em dia são mais de 100 espalhados pelo Brasil.

Quais são os bancos comunitários?

Bancos Comunitários são serviços financeiros solidários, em rede, de natureza associativa e comunitária, voltados para a geração de trabalho e renda na perspectiva de reorganização das economias locais, tendo por base os princípios da Economia Solidária.

Qual a propriedade do banco comunitário?

01) COMUNIDADE LOCAL: O Banco Comunitário é de propriedade da comunidade e é gerido por uma organização da sociedade civil. Além da entidade gestora, é necessário que exista, ou que seja formado, um conselho local que faça a controladoria social do Banco.

LEIA TAMBÉM:   Quais times tem estadio no FIFA 21?

Qual a sustentabilidade do banco comunitário?

Funda sua sustentabilidade financeira, em curto prazo, na obtenção de subsídios justificados pela utilidade social de suas práticas. 01) COMUNIDADE LOCAL: O Banco Comunitário é de propriedade da comunidade e é gerido por uma organização da sociedade civil.

Qual a linha de crédito do banco comunitário?

O Banco Comunitário pode criar diversas linhas de crédito produtivo dependendo da realidade da comunidade. Por exemplo: crédito para artesãos, crédito para feirantes, crédito para iniciantes de pequenos empreendimentos, crédito para ampliação de empreendimentos, crédito para grupos de empreendimentos da Economia Solidaria.