Sao as 3 funcões maternas destacadas por Winnicott?

São as 3 funções maternas destacadas por Winnicott?

Em relação à função da mãe na adaptação às necessidades do seu bebê, Winnicott (1988/2006) assinala três “tarefas” principais: o holding, o handling e a apresentação de objetos.

Qual o papel da mãe ou a pessoa que a substituiu no desenvolvimento emocional da criança segundo as contribuições de Winnicott?

Winnicott (1956/1982) apontou que, no início do desenvolvimento, o ambiente que circunda a criança, representado principalmente pela mãe, pode se configurar de maneira a suprir as necessidades da criança, quando é denominado suficientemente bom, propiciando ao bebê alcançar as satisfações de suas necessidades físicas e …

O que diz a teoria de Winnicott?

A clínica winnicottiana está baseada numa teoria dos distúrbios psíquicos que tem como fundamento a teoria do processo de amadurecimento pessoal do indivíduo. Essa teoria, segundo o próprio autor, é a “espinha dorsal”(backbone) do seu trabalho teórico e clínico.

LEIA TAMBÉM:   Como voce pode refinanciar o seu veiculo?

O que é a mãe suficientemente boa para Winnicott?

O conceito foi apresentado pela primeira vez pelo pediatra e psicanalista inglês Donald Winnicott, também defensor do brincar como meio terapêutico para as crianças. Sua teoria sugere que quando a mãe tenta ser perfeita acaba sofrendo mais do que deveria, pois suas expectativas acabam sendo frustradas.

Até quando a criança deve utilizar um objeto transicional?

5 anos
Normalmente os objetos transicionais acompanham os pequenos até por volta dos 5 anos, mas isso pode variar de acordo com o desenvolvimento emocional de cada um.

O que é o objeto transicional de Winnicott?

Winnicott (pediatra e psicanalista inglês) definiu o objeto transicional como aquele utilizado pela criança para suportar a ausência materna. Segundo o autor, nos primeiros meses de vida, o bebê não tem consciência de que ele e a mãe são pessoas diferentes.

O que é personalização para Winnicott?

A personalização a qual a autora se refere é a experiência de cada indivíduo sobre o próprio corpo, que é uma soma de hereditariedade com as especificidades de cada ambiente e de cada experiência pessoal.

LEIA TAMBÉM:   Quanto foi o jogo do Santos?

Que entendemos por uma criança normal Winnicott?

Segundo Winnicott (2001), uma criança normal, se tem confiança no pai e na mãe, provoca constantes sobressaltos. Durante a infância, é importante que a criança tenha consciência de uma estrutura se quiser sentir-se livre e estar apta a brincar, a fazer seus próprios desenhos, enfim, ser uma criança irresponsável.

Quais as principais contribuições da teoria do amadurecimento pessoal proposta por Winnicott a psicologia do desenvolvimento?

A teoria psicanalítica de Winnicott propõe que todo ser humano possui uma tendência inata ao amadurecimento emocional, ou seja, o bebê possui um potencial vital próprio que o impulsiona ao processo de desenvolvimento em busca do início de sua existência e, por consequência, de sua continuidade de ser.

Como Winnicott morreu?

Winnicott morreu em 28 de janeiro de 1971, após uma série de ataques cardíacos, sendo cremado em Londres. Clare Winnicott posteriormente publicou diversos trabalhos de Winnicott.

O que é à maternagem?

Enquanto a maternidade é tradicionalmente permeada pela relação consanguínea entre mãe e filho, a maternagem é estabelecida no vínculo afetivo do cuidado e acolhimento ao filho por uma mãe.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer para estimular o bebe a engatinhar?

Quais os aspectos mais relevantes da fase de dependência absoluta?

A fase da “Dependência Absoluta” A dependência é vista como “absoluta” porque não haveriam chances de sobreviver sem os cuidados do ambiente (mãe). Há uma total dependência. O bebê depende totalmente, mas o interessante é que ele desconhece esse estado de dependência, pois entende que ele e o meio são uma coisa só.

Quem pode exercer à maternagem?

Pode ser o pai, a avó, uma cuidadora, uma amiga da família. Isso porque o dom do acolhimento pode, sim, ser desenvolvido, uma vez que muitos dos nossos sentimentos são praticados e aprimorados com as experiências com as quais nos deparamos ao longo da vida.

O que é cuidado de maternagem?

O conceito de maternagem, por essa leitura psicanalítica, pode ser compreendido como um conjunto de cuidados dispensados ao bebê que visam suprir suas necessidades. Essas, por sua vez, são entendidas por Winnicott (2000) como necessidades de holding.

Quais são os objetos transicionais?

O pediatra e psicanalista Donald Woods Winnicott definiu os objetos transicionais como aqueles utilizados pelas crianças para suprir a ausência materna. Uma cobertinha, um bichinho, um brinquedo: eles são o elo entre o mundo interno e externo do pequeno, e funcionam como “extensão” do próprio corpo da criança.