Quem vai analisar o meu pedido de bolsa de estudos?

Quem vai analisar o meu pedido de bolsa de estudos?

Quem vai analisar o meu pedido de bolsa de estudos? Se for estudante de uma instituição de ensino superior pública, a análise dos pedidos de atribuição de bolsa de estudo é da responsabilidade dos Serviços de Ação Social da instituição de ensino superior que vai frequentar ou frequenta.

Quem precisa de uma bolsa de estudo para o ensino superior?

Quem, aos olhos das instituições universitárias, precisa de uma bolsa de estudo para garantir que pode frequentar o ensino superior, recebe um valor mensal de dinheiro ao longo de todo o ano letivo.

LEIA TAMBÉM:   O que e a fisioterapia neonatal?

Que documentos devo ter à mão para pedir bolsa de estudo?

Que documentos devo ter à mão para pedir bolsa de estudo? O preenchimento do formulário de candidatura exige que o estudante tenha na sua posse seis documentos obrigatórios. Esses documentos devem estar todos digitalizados e são referentes ao próprio candidato e a todas as pessoas que façam parte do seu agregado familiar.

Como começar o processo de candidatura à bolsa de estudo?

Como começo o meu processo de candidatura à bolsa de estudo? Como é que entrego esses documentos? Após completamente preenchidos, digitalize cada um dos documentos num ficheiro PDF, TIFF ou TIF que deve ter entre 5Kb e 500Kb de tamanho. Clique em “Procurar” e escolha o documento guardado no seu computador. A seguir, clique em “Carregar”.

Como concorrer a bolsas de estudos?

Os alunos com dificuldades financeiras podem concorrer a bolsas de estudos para ajudar a suportar as despesas. Propinas, material escolar, livros, transportes, alojamento e alimentação. A vida académica comporta inúmeros custos, que podem encarecer esta fase da vida e torna-la insustentável.

LEIA TAMBÉM:   Como atualizar um Kindle antigo?

Quando deve ser submetida a bolsa de estudos?

A candidatura à atribuição de uma bolsa de estudos deve ser submetida entre 25 de junho a 30 de setembro. A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro e 31 de maio, mas, nesse caso, o valor da bolsa será proporcional ao calculado para um ano, tendo em conta a data em que faz o pedido e o fim do período letivo.

Como são atribuídas as bolsas de estudo por mérito?

As bolsas de estudo por mérito são atribuídas pelos estabelecimentos de Ensino Superior Público e Privado aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo por Mérito a Estudantes de Instituições de Ensino Superior (Despacho n.º 13531/2009).

Qual é o valor da Bolsa de estudo?

Por norma, o montante a receber é igual à diferença entre a bolsa de referência (11 vezes o valor do IAS, acrescido da propina fixada no início do ano letivo) e o rendimento anual do agregado familiar. Para fazer uma simulação do valor da bolsa de estudo que lhe pode ser atribuída, visite o portal da DGES.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a influencia da internet na vida das pessoas?

Quais são as despesas das bolsas de estudo?

De entre as despesas a que se destinam os montantes das bolsas de estudo contam-se as propinas, alojamento para os que se deslocam para outra cidade para estudar, ou até material escolar.

Quando é efetuada a transferência da Bolsa de estudo?

No ano letivo 2016/2017, o pagamento das bolsas de estudo é efetuada no dia 25 de cada mês. Se esse não for dia útil — por calhou a um fim de semana ou feriado –, o valor mensal da bolsa de estudo deve ser transferido no dia útil imediatamente a seguir. Esse dinheiro é entregue diretamente ao estudante através de transferência bancária.