Quem tem MEI pode contratar quantos funcionarios?

Quem tem MEI pode contratar quantos funcionários?

Como adiantamos acima: sim, o MEI pode ter funcionário. No entanto, segundo a legislação, o Microempreendedor Individual pode ter apenas um único funcionário e seu salário também deve ser limitado.

Quem tem MEI pode contratar jovem aprendiz?

O MEI pode contratar um estagiário ou menor aprendiz. Porém, é preciso considerar que, como só é possível a contratação de uma pessoa, é necessário escolher entre o funcionário ou o estagiário.

Sou registrado e tenho MEI como declarar Imposto de Renda?

Para aqueles que são MEI e trabalham de carteira assinada, fazendo parte do regime CLT, a regra segue o mesmo padrão. Ou seja, é possível optar por não declarar Imposto de Renda sempre que os valores obtidos como CLT e como MEI não atingirem o valor mínimo estipulado pela Receita Federal.

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Quais são os custos mensais para registrar o funcionário?

Gastos mensais

  • 13º salário;
  • Gastos com transporte;
  • Férias (1/3 constitucional);
  • Plano de saúde (benefício que algumas empresas oferecem individualmente ou em grupo);
  • Seguro de vida (benefício oferecido por algumas empresas);
  • Gastos com possíveis faltas ou afastamentos;
  • Gastos com horas extras;

Como uma empresa pode contratar um menor aprendiz?

O primeiro passo para contratar um aprendiz é buscar uma organização que possua um programa de aprendizagem cadastrado e aprovado junto a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Entidades sem fins lucrativos podem contar com este tipo de programa.

Como dotar o registro de empregados?

O empregador poderá dotar o controle único e centralizado do registro de empregados, desde que os empregados portem cartão de identificação contendo seu nome completo, número de inscrição no PIS/PASEP, horário de trabalho e cargo ou função.

Qual a condição para contratar um profissional com vínculo empregatício?

Porém, a condição para esta contratação é que não haja vínculo empregatício. Ou seja, esse profissional deve fornecer seus serviços de uma forma diferente, com mais flexibilidade do que um trabalhador no regime CLT. O que caracteriza esse vínculo é a subordinação, pessoalidade e habitualidade.

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Quem pode contratar uma empresa para atuar na prestação de serviços terceirizados?

A empresa contratada é quem irá fornecer a mão de obra, podendo trabalhar tanto nas atividades-meio (atividades secundárias), quanto nas atividades-fim (atividades principais), da empresa contratante. Contudo, existem algumas regras que permitem ou não a contratação de empresas para atuar na prestação de serviços terceirizados.

Como pagar direitos trabalhistas entre as duas empresas?

Caso seja constatado um vínculo empregatício entre as duas empresas, a contratante deverá pagar todos os direitos trabalhistas dos quais o MEI contratado tem direito, incluindo os valores referentes aos direitos retroativos.