Quem tem a propriedade fiduciaria?

Quem tem a propriedade fiduciária?

É a propriedade resolúvel de coisa móvel infungível que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor desde que tenha o registro do título no Cartório de Títulos e Documentos, consoante artigo 1.361 do Código Civil. A posse direta é do devedor-fiduciante, e a indireta do credor-fiduciário.

O que é propriedade fiduciária exemplo?

No Brasil, o exemplo mais comum é o seguinte: Um indivíduo deseja adquirir seu primeiro apartamento. Isso, na prática, é um contrato de alienação fiduciária: o agente fiduciário (imobiliária) cede o apartamento ao agente fiduciante (indivíduo), mas retém a posse até o pagamento de todas as parcelas.

Como funciona a propriedade fiduciária?

A alienação fiduciária significa “transferir algo com confiança”. Isso quer dizer que o devedor passa o bem ao credor, de forma com que ambos definam que o bem é a garantia de pagamento da dívida. No caso, a garantia de pagamento é o próprio bem a ser adquirido pelo devedor.

LEIA TAMBÉM:   Como cuidar da vinca de Madagascar?

Quem tem a propriedade resolúvel?

1360). Como bem posto por Clóvis Bevilaquá [2], “propriedade resolúvel ou revogável é aquele que no próprio título de sua constituição encerra o princípio que a tem de extinguir, realizada a condição resolutória, ou vindo o termo extintivo, seja por força da declaração de vontade, seja por determinação da lei”.

O que é registro de alienação?

Com o registro da alienação fiduciária o devedor virará desde logo dono do imóvel. Isso significa que satisfeita uma condição (pagamento da dívida), a propriedade do banco “se resolve” e fica tudo com o devedor. Há, pois, um desdobramento da posse entre o devedor e o credor.

Como é calculado o valor da alienação fiduciária?

No registro de alienação fiduciária e hipoteca, quando dois ou mais imóveis forem dados em garantia, a base de cálculo, para cada registro, é o valor do mútuo (dívida, empréstimo, financiamento etc.) dividido pelo número de unidades dadas em garantia, independentemente se os imóveis fazem parte da mesma circunscrição.

Quem pode alienar fiduciariamente um imóvel?

O imóvel alienado fiduciariamente ao credor a ele pertence, em caráter resolúvel. Só aquele que pode alienar poderá empenhar, hipotecar ou dar em anticrese; só os bens que se podem alienar poderão ser dados em penhor, anticrese ou hipoteca”. Portanto, só quem pode alienar pode hipotecar.