Quem tem a guarda do filho pode viajar para o exterior?

Quem tem a guarda do filho pode viajar para o exterior?

Mesmo que você tenha a guarda do seu filho, seja ela unilateral ou compartilhada, nas viagens internacionais o outro genitor precisa autorizar a viagem, expressamente, através de documento com firma reconhecida em cartório.

Sou separada posso morar em outro pais com meu filho?

STJ decide que mãe não pode mudar com filhos de país O caso foi relatado pela ministra Nancy Andrighi. A decisão foi unânime. De acordo com os ministros, o casal exerce guarda compartilhada e um não pode privar o outro do convívio social com os filhos. Os pais têm a guarda compartilhada dos filhos desde a separação.

Quando a mãe quer levar filho para outro pais?

Outra dificuldade surge quando o genitor, que não autoriza a viagem, possui o direito de visitar a criança. Esse direito pode ser restringido quando, eventualmente, o filho more no exterior sem autorização. Em situações assim, o genitor pode entrar com uma ação judicial para que essa situação seja analisada.

LEIA TAMBÉM:   O que e a contabilidade Intermediaria?

Quais os direitos do pai quando o filho mora em outro país?

Justiça de São Paulo: pai que mora no exterior tem direito ao contato virtual com o filho. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) garantiu a um pai que vive nos EUA o direito ao contato virtual com o filho de três anos, pelo menos duas vezes por semana.

Quando a mãe quer mudar de cidade com o filho?

A mãe não pode simplesmente “sumir” com o filho, pois o comportamento caracteriza alienação parental. Se o pai não autorizar a mudança, a mãe deve mover uma ação judicial, explicando seus motivos e a razão da mudança. Com a decisão judicial favorável, a mãe pode se mudar com o filho.

Como fica a guarda dos filhos quando os pais moram em cidades diferentes?

A guarda compartilhada deve ser fixada mesmo quando os pais morarem em cidades diferentes e distantes, especialmente porque esse regime não exige a permanência física do menor em ambas as residências e admite flexibilidade na definição da forma de convivência com os genitores, sem que se afaste a igualdade na divisão …