Quem retorna retorna a algum lugar?

Quem retorna retorna a algum lugar?

Quem retorna, retorna a algum lugar (pede preposição). O termo escola é palavra feminina, logo, admite o artigo a. Por isso, usa-se a crase. Na nossa lua-de-mel, queríamos conhecer a Holanda.

Foi a missa tem crase?

Se a palavra que vem depois da preposição a é de gênero masculino, não há uso da crase. Essa regra é uma das principais no ranking dos erros de acentuação mais cometidos por aí. Entre palavras repetidas: “Ela encara o dia a dia sem estresse”; Depois de preposições: “Nós vamos para após a missa”.

É correto dizer em havendo?

José Maria da Costa: Muito se utiliza a preposição ‘em’ antes de alguns verbos no gerúndio, no início de frases, para estabelecer uma condição. Por exemplo: ‘em ocorrendo…’, ‘em havendo…’ Essa construção não me soa bem, até porque este ‘em’, se suprimido, não faria falta.

LEIA TAMBÉM:   Qual o papel da assimilacao dentro da cultura?

Onde não vai crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Vão a algum lugar?

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.

Qual o certo volta ou voltar?

Quando é utilizado no sentido de regressar ou retornar, voltar é um verbo transitivo indireto. Isso significa que ele demanda o uso da preposição “a”. Essa transitividade é transferida para o substantivo volta, que é derivado do verbo.

Vai a missa ou a missa?

Seu professor de Português ouviu a conversa e lembrou-lhe de que ninguém “vai na missa” mesmo, e sim “vai ou não vai à missa”. Ou seja: vamos “a” algum lugar/evento e não “em” algum lugar.

LEIA TAMBÉM:   Qual o segredo para viver em harmonia?

Foi a crase?

Neste caso, ocorre a crase – a fusão – entre duas vogais: a preposição “a”, que sucede o verbo ir, se junta com artigo “a”, que antecede o substantivo feminino Bahia, ocorrendo o acento grave. O resultado é: “Você já foi à Bahia?” – o significa a mesma coisa que “Você já foi para a Bahia?”.

O que quer dizer havendo?

1. Ter, possuir, estar na posse de. 2. Conseguir.

Quais os casos que não ocorre crase?

7 casos em que a crase não ocorre de jeito nenhum, nunca mesmo, jamais

  1. Antes de substantivo masculino.
  2. Antes de verbos.
  3. Antes de pronomes pessoais, interrogativos e indefinidos.
  4. Em expressões com palavras repetidas.
  5. Antes de pronomes de tratamento.
  6. Antes de numerais cardinais e distância não determinada.

Quando se usa a crase e quando não se usa?

5 dicas simples sobre o uso da crase

  • A crase deve ser empregada apenas diante de palavras femininas.
  • Lembre-se de utilizar a crase em expressões que indiquem hora.
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo.
  • A crase, na maioria das vezes, não ocorre antes de palavra masculina.