Quem recolhe o ICMS de transporte?

Quem recolhe o ICMS de transporte?

Já o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é de competência estadual e, também, do Distrito Federal, conforme disposto na Lei Complementar LC 87/96, também conhecida como Lei Kandir. Nota-se que o Distrito Federal recolhe ambos os impostos (seja ICMS ou ISS).

Como funciona a subcontratação de transporte?

A subcontratação acontece quando uma transportadora é contratada para realizar uma entrega, mas não utiliza recursos próprios e contrata uma outra transportadora para fazer o serviço. Ou seja, ela terceiriza o transporte da carga.

Quais os impostos para contratar um funcionário?

Entre os impostos para contratar um funcionário a serem assumidos pela empresa, estão o INSS e o FGTS, que incidem sobre os valores da remuneração do colaborador.

Quais são os tipos de impostos cobrados hoje?

Os principais tipos de impostos cobrados hoje são: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Faturamento (COFINS), Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) e Imposto Sobre Serviços (ISS).

LEIA TAMBÉM:   Qual e o grito da baleia?

Qual a alíquota de impostos e contribuições?

Sua alíquota poderá variar entre 0,65\% e 1,65\%. Sua apuração poderá se dar de forma cumulativa e não cumulativa, nos termos da lei e nos casos das microempresas e EPP enquadradas no Simples Nacional. Essa contribuição está contida no pagamento mensal unificado de impostos e contribuições, 2.4.

Por que os impostos devem ser quitados?

Por serem obrigatórios, os impostos precisam ser quitados dentro das datas de vencimento ou renegociados. Entre as principais consequências para quem não paga os impostos obrigatórios diretos estão as multas. O valor pode ser atualizado conforme juros mora, taxas ou tarifas adicionais e ainda multas.