Quem recolhe Imposto no CDB?

Quem recolhe Imposto no CDB?

O Certificado de Depósito Bancário – CDB – é um título de renda fixa sobre o qual, ao contrário de outros investimentos da categoria, o investidor paga Imposto de Renda. Afinal de contas, investir em um CDB nada mais é do que emprestar dinheiro a uma instituição bancária e receber juros por isso.

Como calcular o Imposto de Renda do CDB?

Como calcular ganho de CDB e poupança Se um CDB (Certificado de Depósito Bancário) oferece um rendimento de 120\% do CDI ao ano, o ganho bruto desse investimento corresponde a 7,67\% ao ano. A conta é assim: 6,39\% (taxa do CDI) x 1,2 (120\% / 100) = 7,67\%

Como funciona o imposto sobre a renda no CDB?

Ainda devemos lembrar que no CDB o dinheiro fica investido por vários anos e o imposto sobre a renda só é descontado no final. Nos fundos de renda fixa existe um recolhimento de imposto a cada 6 meses. É o chamado come-cotas, veja como funciona. O come-cotas prejudica a rentabilidade dos fundos de investimento no longo prazo.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se um bebe tem HPV?

Por que os investimentos diretos são isentos de imposto de renda?

Os investimentos diretos em ações feitos por pessoas físicas podem ser isentos de imposto de renda em determinadas circunstâncias. Os dividendos, por exemplo, são sempre isentos de imposto de renda. Já o ganho com a valorização dos papéis é isento para vendas de até 20 mil reais por mês. Acima deste valor, a alíquota de IR é de 20\%.

Qual a diferença entre CDBs e Letras de crédito?

A diferença é que são isentas de imposto de renda. Outra diferença importante é a liquidez. CDBs muitas vezes têm liquidez diária, da mesma forma que a poupança, mas as letras de crédito não. LCIs e LCAs têm carência obrigatória de 90 dias, não podendo ser resgatadas antes de três meses de aplicação.

Como é aplicável a isenção de impostos?

As situações aplicáveis, bem como a elegibilidade, são diferentes quando se fala em isenção de impostos por discriminação positiva ou em benefícios fiscais para incentivar as práticas com externalidades positivas.