Quem recebe pensao precisa declarar?

Quem recebe pensão precisa declarar?

Se o valor recebido de pensão alimentícia é menor ou igual a R$ 1.903,98 por mês, não há necessidade de preencher o carnê-leão. Bastar informar os valores recebidos diretamente na declaração de Imposto de Renda. A pensão deve ser informada na ficha de “rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior”.

Como lançar pensão alimentícia no IR 2021?

Como declarar o pagamento com alimentando? Esta declaração deve ser feita na ficha “Pagamentos Efetuados”. Os tipos de pensão alimentícia estão determinados sob os códigos 30, 31, 33 e 34.

Qual o valor da despesa de pagamento de pensão?

Seguem alguns aspectos importantes que devem ser analisados: O valor a ser deduzido como despesa de pagamento de pensão deverá corresponder ao que foi determinado em juízo, não podendo ser superior a 30\% dos rendimentos do contribuinte.

Será que o valor da pensão é maior do que o mínimo exigido para a declaração?

Caso o valor da pensão aumente o valor da tributação e seja maior do que o mínimo exigido pela receita nas regras para declaração (valores anuais iguais ou superiores a R$ 28.559,70 ), o “alimentado” precisa ser declarado de forma avulsa — com uma declaração de imposto de renda separada, mesmo que tenha menos de 18 anos.

LEIA TAMBÉM:   Como ser um diferencial?

Será que a pensão alimentícia compõe a renda familiar?

Nesse sentido, essa situação gera uma dúvida comum: a pensão alimentícia compõe a renda familiar para fins assistenciais? De acordo com o Decreto nº 6.214/2007, o rendimento fruto de pensão alimentícia deve ser computado no cálculo da renda per capta familiar: […]

Como determinar o valor da pensão?

É possível o juiz determinar o valor da pensão de acordo com o salário mínimo ou o salário bruto do pai. O salário mínimo é o legal, o bruto é o que o pai recebe sem descontos. Neste caso, é fácil determinar quanto o filho receberá de pensão. Aqui verifica-se tudo o que o pai recebeu e desconta-se o valor determinado pelo juízo.