Quem pode prescrever PrEP?

Quem pode prescrever PrEP?

A PrEP não é para todos. Médicos(as) e enfermeiros(as) prescrevem a PrEP para pessoas que tenham maior chance de entrar em contato com o HIV por terem dificuldade ou não usarem preservativos nas relações sexuais, principalmente nas relações anais.

Quem pode tomar Truvada?

Truvada é indicado para todas as pessoas que tem elevado risco de contaminação como os parceiros de pessoas HIV positivo, médicos, enfermeiros e dentistas que atendem pessoas infectadas, e também em caso de profissionais do sexo, homossexuais e pessoas que trocam de parceiros com frequência ou usam drogas injetáveis.

Como prescrever PrEP?

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso oral e diário de dois medicamentos antirretrovirais – tenofovir (TDF) e entricitabina (FTC) – em um único comprimido, para prevenir a infecção por HIV.

LEIA TAMBÉM:   Como calcular a renda liquida enviada ao exterior?

Pode comprar PrEP na farmácia?

O medicamento da PrEP não é comercializado nas farmácias tradicionais do Brasil. Os pacientes interessados em aderir ao tratamento fora do SUS devem passar por um processo semelhante: buscar um infectologista e fazer uma série de exames.

Quem não pode usar PrEP?

Indivíduos que já tiveram ou tem algum problema hepático são orientadas a não utilizar a PrEP, já que o medicamento pode afetar tanto a função do rim quanto a função do fígado e agravar o quadro.

Onde pegar PrEP?

Onde posso encontrar a PrEP? Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Para que serve o medicamento Truvada?

O Truvada é uma combinação em um único comprimido de duas drogas antigas já usadas no tratamento do HIV – o tenofovir associado à emtricitabina – e evita a infecção naqueles que ainda não foram contaminados pelo vírus.

Como tomar Truvada?

Você deve tomar Truvada todos os dias pelo tempo que você permanecer exposto ao risco de infecção pelo HIV. A dose usual do Truvada é de um comprimido, uma vez ao dia. Truvada pode ser ingerido com ou sem alimentos. Os alimentos não interferem com a ação do Truvada.

LEIA TAMBÉM:   Quais as caracteristicas dos sete anões?

Quando interromper a PrEP?

Quando interromper a PrEP?

  1. Diagnóstico de infecção pelo HIV.
  2. Desejo da pessoa de não mais utilizar a medicação.
  3. Mudança no estilo de vida, com importante diminuição do risco.
  4. Persistência ou a ocorrência de eventos adversos relevantes.
  5. Baixa adesão à PrEP, mesmo após abordagem individualizada de adesão.

Quem tem sífilis pode tomar PrEP?

IMPORTANTE: a PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras estratégias de prevenção, como a camisinha. Quem pode usar a PrEP? A PrEP não é para todas as pessoas.