Quem pode pagar JCP?

Para ter direito ao recebimento dos JCP, é preciso ser sócio acionista de uma empresa com capital aberto na B3. Caso a companhia opte pela distribuição de lucros em JCP, o sócio terá direito ao seu recebimento conforme a proporção societária que possui.

Qual diferença entre dividendos e JCP?

Embora seja um conceito semelhante aos dividendos, a principal diferença é que o JCP não se refere ao lucro líquido da companhia, mas ao montante obtido pelo negócio antes de descontar taxas e impostos. Nesse caso, o JCP é considerado como uma despesa para a companhia, de forma que ela possa pagar menos impostos.

Como se calcula o JCP?

a) 50\% do lucro líquido do exercício antes da dedução dos JCP, após a dedução da CSLL e antes da dedução do IRPJ; b) 50\% do somatório dos lucros acumulados e das reservas de lucros. Nota: O Imposto de Renda Retido na Fonte será de 15\% sobre a base de cálculo apurada (art.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as divisões das regiões?

Como pagar imposto de renda sobre JCP?

Para declarar JCP no imposto de renda; Os valores devem ser informados no campo “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, na opção “10 – Juros sobre capital próprio”. Para cada ação que o investidor recebeu JCP, deverá informar o titular, nome da fonte pagadora, seu CNPJ e o valor.

Qual a diferença entre proventos e dividendos?

Os dividendos são os proventos mais conhecidos. Eles devem ser distribuídos pelo menos uma vez ao ano, mas as empresas também podem pagar dividendos mais de uma vez neste mesmo período. Cada acionista recebe um valor proporcional ao número de ações que tem.

Quanto é descontado do JCP?

15\%
Como as empresas não pagam IR sobre esse valor, a tributação ocorre diretamente no depósito da quantia para os investidores, com taxa de 15\% retido na fonte.

Qual o fato gerador do JCP?

Fato Gerador Juros pagos ou creditados individualizadamente a titular, sócios ou acionistas, a título de remuneração do capital próprio, calculados sobre as contas do patrimônio líquido da pessoa jurídica e limitados à variação, pro rata dia, da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). RIR/99: artigo 668.