Quem pergunta sabe a resposta?

Quem pergunta sabe a resposta?

A pessoa que faz uma pergunta retórica já sabe a resposta do questionamento feito, visando ajudar o destinatário da interrogação a refletir ou a entender determinado tema, assunto ou situação. A pergunta retórica pode possuir um caráter de ironia ou sarcasmo. Saiba mais sobre o sarcasmo e ironia.

Como responder algo que não sabe?

Diga que não sabe. Caso não seja uma pergunta sobre você, apenas diga que não sabe a resposta. É uma resposta sincera e faz a conversa terminar rapidamente. Por exemplo, se a paquera perguntar “Você ronca alto?”, diga que não sabe porque você está dormindo.

Será que você vai “responder à pergunta de alguém”?

Já na frase: “responder a perguntas dos ouvintes”, por exemplo, também é uma situação genérica, ficando claro que não existe artigo definido na frase, porque as perguntas ainda não foram feitas. Mas se é uma pergunta que acabou de ser feita por alguém e você já sabe o seu conteúdo, você vai “responder à pergunta de alguém”.

LEIA TAMBÉM:   Pode dar mel na chupeta?

Como saber o que deve e não deve ser perguntado?

Infelizmente, muitas pessoas não têm a noção necessária para saber o que deve e o que não deve ser perguntado. Para esses casos, sempre existem maneiras de responder sem resposta. Afinal de contas, nada melhor do que a ironia para quem é intrometido.

Será que a pessoa não quer falar sobre outro assunto?

Responda apenas um aspecto da pergunta: isso vai fazer com que a pessoa entenda que você não quer falar sobre o resto ou, se isso não acontecer, vai fazer com que a pessoa preste atenção em outro assunto. Muitas vezes, inclusive, a pessoa pergunta algo inapropriado dentro de uma pergunta maior justamente para te deixar constrangido.

Por que não parar de pensar na resposta?

Permita-se parar para pensar na resposta e organizar seus pensamentos. Falando assim, parece algo que vai te custar horas, mas sua mente trabalha de uma maneira bem rápida e se você respirar fundo e não se desesperar, vai usar poucos segundos com maestria. Só não preencha sua linha de raciocínio com “hm” ou “ahm”.