Quem o Porta-bandeira representa?

Quem o Porta-bandeira representa?

Significado de Porta-bandeira [Militar] Num regimento militar, oficial que carrega a bandeira desse regimento; abandeirado, alferes.No Carnaval, especialmente em Escolas de Samba, mulher responsável por carregar a bandeira da escola, fazendo par com o mestre-sala; porta-estandarte.

Qual é o papel do Mestre-sala e Porta-bandeira?

O casal de Mestre-sala e Porta-bandeira tem a responsabilidade de conduzir ao longo do desfile a bandeira da escola, um dos símbolos mais emblemáticos da apresentação. Eles são personagens que existiam em outras manifestações carnavalescas, como os ranchos.

Quem foi a primeira Porta-bandeira?

Por motivos de segurança do estandarte, no início do século passado, o mesmo era levado por um homem, inclusive, a primeira porta-bandeira foi Ubaldo, da Portela.

Qual o objeto que o casal de mestre-sala E a Porta-bandeira de uma escola de samba apresenta e cuida durante todo o desfile de Carnaval?

Tem mais depois da publicidade 😉 O casal de porta-bandeira e mestre-sala apresenta-se usando trajes que representam a nobreza do século XVIII, porém com o exagero dos enfeites.

LEIA TAMBÉM:   O que faz um profissional de Zoologia?

Qual a importância do porta-bandeira?

Até a Primeira Guerra Mundial usava-se um porta-estandarte da unidade militar em batalha. A bandeira era usada como referência para os soldados da unidade. A bandeira não caía em mãos inimigas pois tal era considerado um desprestígio e sinal de derrota em batalha, sendo protegida a todo o custo.

Como nasceu a dança do Mestre-sala e da porta-bandeira?

A dança do mestre-sala e da porta-bandeira surgiu nos ranchos, em que o baliza e o porta-estandarte deviam defender os símbolos da associação. A defesa, nesse caso, não era apenas simbólica: membros de um rancho costumavam tentar roubar a bandeira do outro.

Quem acompanha o Mestre-sala?

A porta-bandeira acompanha o mestre-sala também evoluindo com giros. Além de apresentar os movimentos obrigatórios, o casal se destacou por uma coreografia que trouxe referências afros sem tirar o tradicionalismo característico da arte e também sem apagar o brilho da principal estrela da dança: o pavilhão.

O que representa o casal Mestre-sala e Porta-bandeira no Carnaval?

A dança do mestre-sala corteja a porta-bandeira e passa a sensação de proteção do símbolo maior da escola de samba: o pavilhão. Ela, por sua vez, é responsável por conduzir e ostentar o elemento que carrega a história do grupo. Não se curva diante de ninguém e mantém desfraldada a bandeira da agremiação.

LEIA TAMBÉM:   Quais as principais acões descritas para serem desenvolvidas pelos Programa de Assistencia Integral a saude da mulher?

Qual a origem da dança de Mestre-sala e Porta-bandeira?

A função de mestre sala e porta bandeira tem sua origem ainda nos tempos da escravidão no Brasil. A dança é inspirada no minueto, de origem francesa. “Eles achavam bonita aquela dança, aquelas mesuras. Quando retornavam para a senzala, replicavam aqueles passos mas ao ritmo do batuque africano”, explica Mestre Gabi.