Quem nao consegue ir trabalhar devido a falta de transporte coletivo pode ter os dias descontados no salario?

Quem não consegue ir trabalhar devido à falta de transporte coletivo pode ter os dias descontados no salário?

O trabalhador(a) que não pode comparecer ao trabalho devido a paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus, não deve sofrer nenhum prejuízo, pois juridicamente não há previsão sobre nenhum desconto do empregado ausente por conta de paralisação ou greve do transporte público.

Quando não tem ônibus para ir trabalhar?

Quando a empresa está localizada em um local onde não há acesso ao transporte público, o empregador é obrigado a fornecer o transporte para que seus funcionários possam chegar até o local de trabalho. Na legislação esse serviço é denominado de in itinere ou horas de deslocamento.

É amparada por lei a falta do empregado que deixar de comparecer ao trabalho por culpa de terceiros como greve dos ônibus?

LEIA TAMBÉM:   Qual gordura causa infarto?

Artigo 473 da CLT e as greves de ônibus Traduzindo, significa que não há na legislação brasileira uma lei que abone as faltas dos trabalhadores por causa de uma greve no transporte público, seja o transporte por trem, ônibus, metrô, ou qualquer outro meio.

O que é greve ilícita?

Greve ilegal: deflagrada por categorias proibidas de fazer greve ou que não possuem tal direito. Greve abusiva: deflagrada por categorias que possuem o direito de greve, mas com inobservância de requisitos formais e/ou materiais.

Como se estabelece uma greve?

Durante uma suspensão, a empresa deve continuar a pagar salários, continuar contando o tempo de serviço, etc. Para que haja uma greve, o sindicato da categoria tem de fazer a convocação da mesma, respeitando a legislação vigente e o acordo/convenção trabalhista que estabelece os critérios para se estabelecer a greve.

Qual a legalidade de uma greve?

Quando uma greve é declarada ilegal, o empregador pode passar a descontar os dias não trabalhados pelos empregados, pois considera-se um abuso do direito à greve. Tal decisão deve ser tomada nos tribunais, que decidem sobre a legalidade ou não de uma greve. Greve de servidores públicos

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo leva para vender uma acao?

Será que o direito da greve inexiste?

Se o salário fosse cortado, o direito da greve praticamente inexiste, uma vez que o trabalhador médio brasileiro não terá uma segurança financeira básica para exercer seu direito cidadão. Todavia, existem exceções e alguns pormenores das greves que merecem destaque.

Greves de ônibus e desconto no salário Ônibus passando ou não durante a greve, se o empregado se atrasar ou não comparecer ao trabalho, ele vai sofrer desconto no salário, proporcional às horas de atraso ou ao dia que faltou. Pode acabar também tendo um desconto no DSR (“descontar o domingo”).

Como ocorre a falta de condução *?

I – quando o empregador disponibilizar meio de transporte alternativo que possibilite o deslocamento do empregado para o seu local de trabalho; II – quando o empregado utilizar, habitualmente, meio de transporte particular para se deslocar ao seu local de trabalho.

O que fazer quando tem greve de ônibus?

Guia Trabalhista A legislação determina que a instauração do movimento grevista em atividades essenciais como a do transporte coletivo, deve ser comunicada, por parte do sindicato profissional ou dos trabalhadores, com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas aos usuários.

LEIA TAMBÉM:   O que pode passar no sofa?

Quando tem greve de transporte a empresa pode descontar o dia?

Quem faltar pode ter o dia descontado? Sim. Conforme explicou Vivian Dias, que é assessora jurídica do escritório Mascaro, e falou a EXAME em junho, não há indicação na lei que o dia não possa ser descontado de quem faltar por conta da greve.

Sou obrigado a trabalhar sem passagem?

Mas como prosseguir em caso do não pagamento do vale-transporte? Em hipótese alguma a empresa pode deixar de pagar o vale-transporte ao funcionário, se isso acontecer e o funcionário faltar ao trabalho em decorrência disso, ele não pode ter o dia descontado na folha de pagamento e muito menos ser mandado embora.

Como ocorre a falta de condução no voleibol?

quando a bola cai fora das linhas demarcatórias ou toca nas antenas e nos cabos, ela é considerada fora. O mesmo acontece quando ela cruza o espaço de fora das antenas; os atletas não podem pisar na quadra adversária ou tocar na rede. Em qualquer dessas hipóteses, o adversário pontua.

Quais são as características da condução de bola?

O que é condução da bola? Essa é a forma mais indicada e com a maior aplicabilidade possível para movimentar-se depois de ter movimentado a bola. No entanto, existe um detalhe: fazer os movimentos SEM perdê-la de contato. Em resumo, é o movimento realizado no momento em que o jogador tem a bola sob seu domínio.