Quem institui o CSLL?

CSLL é a sigla para Contribuição Social sobre Lucro Líquido, um tributo de competência federal instituído pela Lei nº 7.689/1988. Além disso, são aplicadas as mesmas regras de apuração e de pagamento tanto para a CSLL quanto para o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).

Quais são as alíquotas aplicadas sobre a base de cálculo para determinação da CSLL devida quando se opta pelo lucro presumido?

Alíquotas para o cálculo da CSLL A alíquota de 9\% é aplicada sobre o resultado ajustado, presumido ou arbitrado das pessoas jurídicas em geral. Já a alíquota de 15\% se dá no caso de pessoas jurídicas tidas como instituições financeiras.

Qual a base de cálculo do IRPJ e CSLL?

Para o IRPJ, a alíquota é de 15\% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10\% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9\% sobre a base de cálculo.

LEIA TAMBÉM:   Quais principais formas de telecomunicacões atualmente?

Qual a base de cálculo da CSLL Lucro Presumido?

A base de cálculo corresponderá a 12\% (doze por cento) da receita bruta da venda de bens e serviços.

O que é o imposto CSLL?

IRPJ E CSLL. IRPJ é a sigla de Imposto de Renda – Pessoa Jurídica. Para maiores detalhes, clique no link IRPJ. CSLL é a sigla de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

Quais empresas devem pagar CSLL?

Todas as empresas brasileiras devem pagar a CSLL. A forma como este imposto será tributado vai variar de acordo com o regime tributário em que a empresa esteja enquadrada. Atualmente temos quatro? Simples Nacional: nesta categoria estão as microempresas ou as empresas de pequeno porte.

Qual a base de cálculo da CSLL referente ao Lucro Presumido?

O que compoe a base de cálculo do IRPJ e CSLL?

A base de cálculo do imposto sobre a renda é o montante real, presumido ou arbitrado da renda ou proventos tributáveis auferidos pelas pessoas jurídicas brasileiras ou a elas equiparadas, de acordo com os períodos de apuração (artigo 44 do CTN).