Quem fiscaliza o contador?

Quem fiscaliza o contador?

Apresentação. A fiscalização do exercício da profissão contábil é exercida pelo Conselho Federal de Contabilidade e pelos Conselhos Regionais de Contabilidade, por intermédio dos fiscais contratados para esta atividade.

Qual é o código de ética do contador?

O contador deve, com relação à classe, observar as seguintes normas de conduta: (a) prestar sua cooperação moral, intelectual e material, salvo circunstâncias especiais que justifiquem a sua recusa; (b) zelar pelo cumprimento desta Norma, pelo prestígio da classe, pela dignidade profissional e pelo aperfeiçoamento de …

Quem fiscaliza o CFC?

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) firmou uma parceria com o Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), para ampliar a fiscalização da profissão contábil em todo o país.

Quem fiscaliza um CFC?

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia, firmaram um acordo de cooperação técnica, com o objetivo de fiscalizar o exercício da profissão contábil.

LEIA TAMBÉM:   Quais artigos da Constituicao brasileira Dedicam-se a educacao brasileira?

Qual o objetivo do código de ética profissional do contador?

Art. 1º – Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os contabilistas, quando no exercício profissional.

Qual a conduta do contador?

A conduta do profissional de contabilidade é o foco principal do NBC PG 01. Segundo o texto, o contador deve exercer a profissão com correção e aplicar as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação vigente, além de respeitar o sigilo referente aos assuntos contábeis com os quais trabalha.

Como o contador deve exercer a profissão?

Segundo o texto, o contador deve exercer a profissão com correção e aplicar as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação vigente, além de respeitar o sigilo referente aos assuntos contábeis com os quais trabalha.

Quais são os órgãos de Contabilidade no Brasil?

Ao todo, são 27 CRCs no Brasil, um para cada Estado e o Distrito Federal, sendo que todos são vinculados ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Os órgãos foram criados pelo Decreto-Lei n.º 92.295 de 1946, que também traz as atribuições do contador.

LEIA TAMBÉM:   O que e o que e para adivinhar?

Qual a conduta do profissional de contabilidade?

Com caráter orientador, o texto trata dos deveres, das vedações e das permissibilidades do profissional de contabilidade bem como das penalidades e sanções que podem ser aplicadas ao profissional que, julgado, incorrer no desrespeito a qualquer um dos artigos do NBC PG 01. A conduta do profissional de contabilidade é o foco principal do NBC PG 01.