Quem esta obrigado a fazer o Sintegra?

Quem está obrigado a fazer o Sintegra?

As empresas que emitem nota fiscal ou realizam escrituração em livros fiscais por meio do sistema eletrônico de dados mesmo que seja com apoio de terceiros, são obrigatórias utilizar o sistema Sintegra.

Quando enviar o Sintegra?

O arquivo deve ser entregue até o dia 15 do mes seguinte a emissão. Independente de ser optante do Simples Nacional, todas a s empresas estão obrigadas a enviar o Sintegra. Apenas as empresas que são obrigadas a emissão de nota fiscal eletrônica que estão desobrigadas de fazer o Sintegra.

Qual o prazo de validade desses documentos?

A maioria dos itens aqui segue a regra geral dos 5 anos, mas alguns têm prazo bem mais longo. É o caso do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que traz o prazo de 36 anos. Já o Comunicado de Aviso Prévio, por outro lado, tem apenas 2 anos de validade. Nessa categoria, predominam muito mais documentos com o prazo padrão de 5 anos.

Qual é o prazo de renovação de documentos?

Então, acompanhe. A grande maioria dos documentos que você utiliza na sua empresa tem um prazo de 5 anos. Isso significa que, a cada 5 anos, você terá que renovar boa parte de sua documentação fiscal e contábil, ou arquivá-la. Porém, existem vários documentos que têm prazos diferentes ou que são vitalícios, de acordo com sua categoria.

LEIA TAMBÉM:   Qual melhor medicamento para bexiga neurogenica?

Qual a exigência para a guarda de documentos contábeis e fiscais?

Fique atento! A exigência dos órgãos fiscalizadores para a entrega de uma série de obrigações contábeis e fiscais torna obrigatória a guarda de tais documentos. Afinal, ter o controle sobre os dados e organizações de uma organização é essencial para manter um histórico contábil, financeiro, trabalhista e fiscal.

Quais documentos devem ser mantidos na empresa?

Livros contábeis, arquivo morto, processos judiciais, enfim, documentos gerados no dia a dia da empresa devem ser mantidos guardados de forma segura e correta. Antigamente, muitas empresas mantinham toda a papelada acumulada em caixas e suscetíveis a eventuais perdas, como aquelas decorrentes de chuvas e extravios.