Quem eram os governadores das capitanias hereditarias?

Quem eram os governadores das capitanias hereditárias?

O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa. Os três primeiros governadores-gerais foram Tomé de Sousa, Duarte da Costa e Mem de Sá, os quais governaram o território entre 1549 e 1572.

Quem eram os capitães-generais?

Alguns deles tinham se distinguido no desempenho de funções militares e navegações, como Duarte Coelho, Francisco Pereira Coutinho, Vasco Fernandes Coutinho, Antônio Cardoso de Barros, Martim Afonso de Sousa e Pero Lopes de Sousa, enquanto outros eram ligados à Coroa por terem ocupado importantes cargos na burocracia …

O que era o capitão donatário?

[ História ] Representante do donatário num território doado para povoamento, administração e exploração e autoridade máxima de uma capitania, na época dos Descobrimentos (ex.: Gonçalo Velho Cabral era capitão-donatário de S. Plural: capitães-donatários. Plural: capitães-donatários.

LEIA TAMBÉM:   Como se confirma o recebimento de um E-mail?

Quais poderes o capitão Donatario possuía?

Tinham o dever de povoar, repartir as terras, entregar colonos, explorar economicamente recursos naturais, defender o seu território e manter ordem, aplicando justiça, sendo-lhes vedadas apenas as penas de talhamento de membros e de execução.

O que é uma capitanias hereditárias?

As capitanias hereditárias eram um sistema de Administração Territorial da América Portuguesa. Esse sistema fazia parte do Império Português e foi implantado em 1534. A Coroa Portuguesa no Brasil estava com seus recursos escassos e delegou a tarefa de colonização e exploração de algumas áreas.

Quais eram as atribuições dos capitães nestas capitanias?

193-202). Em relação a seus privilégios, a carta determinava que o capitão devia possuir todas as moendas de água, marinhas de sal e outros engenhos, e dar licença para quem quisesse construí-los, cobrando os tributos ou foros acertados.

Qual os direitos do Capitão donatário sobre a capitania?

Principais Direitos: – Doar sesmarias aos colonos. – Escravizar índios para serem usados como mão de obra. – Exercer o poder judiciário (justiça) em sua capitania. – Cobrar impostos dos moradores e comerciantes que atuavam na capitania.

Como é feita a escolha dos governantes de um Município?

O Brasil, cujo pacto é federativo, o governador é eleito com periodicidade de quatro anos, através do sistema de sufrágio universal ou votação em dois turnos, permitida a reeleição pelo mesmo período. É eleito o candidato que obtiver em primeiro turno 50\% mais um dos votos.

Quem escolhia o administrador das capitanias hereditárias?

O desenvolvimento da capitania era função exclusiva do donatário, que recebia o direito de exploração da terra por meio da Carta de Doação. Os deveres do donatário em relação à Coroa eram atribuídos por meio da Carta Foral. A terra que era entregue aos donatários não pertencia a eles, mas ao rei de Portugal.

Como é feita a escolha do presidente?

Desde a emenda número 25 de 1985 à Constituição de 1967, o presidente da República é eleito diretamente pelo povo. Caso nenhum dos candidatos a presidente obtenha maioria absoluta na primeira votação, realiza-se o segundo turno, em que só poderão concorrer os dois candidatos mais votados no primeiro.

LEIA TAMBÉM:   Sao consideradas condicões indispensaveis para a caracterizacao do assedio moral?

Qual foi a marca mais forte durante o governo de Tomé de Souza?

Tomé de Sousa fundou a cidade de Salvador em 1549, o centro do governo e primeira capital do Brasil. Além disso, Tomé de Sousa proporcionou o grande desenvolvimento da agricultura e pecuária.

Por que Tomé de Souza veio ao Brasil?

Uma vez que tinha fracassada a colonização do Brasil pelo método das capitanias hereditárias, a atuação se deveu a Tomé de Sousa que recebeu a função de nomear a capital recebendo regimento para fundar, povoar e fortificar a cidade de Salvador na capitania real da Bahia ficando no cargo até 1553.