Quem era considerado apto para participar da democracia ateniense?

Quem era considerado apto para participar da democracia ateniense?

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. Dessa forma, a democracia ateniense era excludente na medida em que somente um décimo da população participava do mundo político ateniense.

Que órgão é responsável pela elaboração das leis na Grécia antiga?

Evolução da bulé O conselho original de Atenas foi o Areópago. Era composto por ex-arcontes e tinha carácter aristocrático. A partir daquele órgão, a bulé ateniense terá sido estabelecida por Sólon em 594 a.C..

Qual é a política de Atenas?

Democracia ateniense
AristocraciaOligarquiaDemocracia diretaMonarquia
Atenas Clássica/Governo

LEIA TAMBÉM:   O que dar de presente para o namorado que gosta de moto?

Quem pode votar em Atenas?

Sendo assim, o poder não estava somente concentrado na mão dos eupátridas. Com isso, os demais cidadãos livres maiores de 18 anos e nascidos em Atenas poderiam participar das Assembleias (Eclésia ou Assembleia do Povo), embora as mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos estavam excluídos.

Quem não era considerado cidadão na cidade de Atenas?

Comerciantes, artesãos, mulheres, escravos e estrangeiros não eram considerados cidadãos. Assim, estes grupos não tinham direitos políticos e participação nas decisões da comunidade.

Quais são os principais órgãos da democracia ateniense?

O sistema de funcionamento do governo democrático ateniense pode ser dividido em seis partes principais: Eclésia, Bulé, Arcontes, Estrategos e dois tribunais, o Areópago e Helieia.

Quem criava as leis em Atenas?

Em 621 a.C., o legislador Drácon dedicou-se a elaboração do primeiro conjunto de leis escritas da cidade. Tal medida estabeleceu uma limitação dos poderes até então exercidos pelos eupátridas.

Quais eram as principais características sociais e políticas de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

LEIA TAMBÉM:   Pode fazer seguro de bicicleta?

Quais eram os fatores que inicialmente garantiam a cidadania e o direito de participação política em Atenas?

Em Atenas eram considerados cidadãos homens livres (eleutheroí), maiores de 18 anos, filhos de pai ou mãe ateniense – após 451 a.C. deveriam ter pai e mãe ateniense –, e serem inscritos nos registros cívicos do demos. Tinham como direito a participação política, a propriedade da terra e a defesa do território cívico.

Como funcionava a votação em Atenas?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

Quem não tinha direito à cidadania?

Por exemplo, em Atenas a maior parte da população – as mulheres, as crianças, os estrangeiros e os escravos – não tinha direito de participar das decisões do Estado, porque essas pessoas não eram consideradas cidadãs. Cidadania, no sentido atual, corresponde à igualdade de direitos.