Quem e o custodiante do Fundo de investimentos?

Quem é o custodiante do Fundo de investimentos?

Embora sejam escolhidos e negociados pelo gestor, os ativos que compõem um fundo de investimentos são mantidos por instituições financeiras conhecidas como custodiantes. Além da “guarda” dos papéis, o custodiante também responde pelos dados e pelo envio de informações do fundo aos gestores e administradores.

Quais os tributos para investimentos em fundos?

Assim como em outros investimentos, as aplicações em fundos pagam impostos. São dois os principais tributos que incidem nas carteiras: Imposto de Renda e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O Imposto de Renda incide na rentabilidade dos fundos.

O que são os fundos imobiliários?

O que são? Fundos Imobiliários (FII) são fundos de investimento destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários, o que inclui, além da aquisição de direitos reais sobre bens imóveis, o investimento em títulos relacionados ao mercado imobiliário, como letras de crédito imobiliário (LCI), letras hipotecárias (LH), cotas de outros FII,

LEIA TAMBÉM:   E possivel nas sociedades limitadas os socios virem a responder com seus bem particulares?

Quem pode ser administrador de um fundo de investimentos?

Somente pessoa jurídica autorizada pela CVM para realizar administração de carteira pode ser administrador de um fundo de investimento. Embora sejam escolhidos e negociados pelo gestor, os ativos que compõem um fundo de investimentos são mantidos por instituições financeiras conhecidas como custodiantes.

A empresa custodiante é responsável por guardar os ativos que compõem a carteira fundo de investimentos. Além de fazer a guarda dos ativos do fundo, cabe ao custodiante enviar diariamente o inventário com dados para o gestor e o administrador do fundo.

Quem pode investir por meio de fundos?

A maior vantagem de investir por meio de fundos é justamente contar com a figura do gestor, um profissional qualificado e habilitado para exercer essa atividade. Ele pode ser pessoa física ou jurídica e também deve estar registrado na CVM.

Quem é a administradora do fundo?

Além disso, é responsável por calcular e divulgar o valor da cota para quem deseja investir no fundo. Para isso, a empresa administradora recebe a cada dia os investimentos e desinvestimentos realizados pelo gestor, além das aplicações e resgates comandados pelo distribuidor.

LEIA TAMBÉM:   Qual o efeito da biotina no cabelo?

Qual a taxa de administração do fundo?

A taxa de administração é o que permite a manutenção da estrutura necessária para pagar os custos e despesas com administrador, gestor, distribuidores, custodiante e auditor independente. Ela é um dos principais fatores que o investidor deve avaliar na hora de escolher um fundo, porque impacta diretamente na rentabilidade.