Quem controla a oferta de moeda?

Quem controla a oferta de moeda?

A oferta de moeda em uma economia é controlada pelo banco central. O banco central: Regula diretamente a quantidade de moeda existente, sendo o principal instrumento a política de mercado aberto (open market). Indiretamente controla o volume de depósitos à vista dos bancos privados, através do compulsório.

Como o Banco Central pode controlar a oferta de moeda na economia?

O controle da oferta de moeda é realizado pelo banco central de diferentes formas, sendo a compra e venda de obrigações do tesouro nacional, num mercado de caracter aberto (Open market), a mais comum.

O que aumenta a oferta de moeda?

Na Política Monetária Expansionista, o Banco Central aumenta a oferta de moeda em circulação no país e reduz as taxas de juros com o objetivo de melhorar o desempenho da economia por meio do aumento do poder de compra para incentivar o consumo.

LEIA TAMBÉM:   Como se chama a pessoa que e inquieta?

Por que é importante que o Banco Central controle as taxas de crescimento da oferta de moeda?

Essa é uma forma de controle monetário porque, quanto maiores as taxas pagas pelos bancos, também serão altas as taxas cobradas dos clientes, dificultando esses empréstimos e diminuindo a moeda em circulação. Já quando o Bacen nota que é preciso de mais moeda circulando na economia, essas taxas são reduzidas.

Quando a oferta de moeda é reduzida?

Em síntese, quando o Banco Central vende os títulos a oferta de moeda é reduzida e temos um cenário de política restritiva. Por outro lado, quando o Bacen compra títulos, ele está injetando dinheiro na economia, estimulando o consumo e contribuindo para a política expansionista.

Quais os problemas em se controlar a oferta de moeda?

Uma medida adotada dentro de uma política expansiva, com esse foco, é abaixar as taxas de juros para gerar consumo e crédito ao mercado. Contudo, um dos efeitos colaterais de diminuir essas taxas é o aumento da inflação.

LEIA TAMBÉM:   Quais as 4 fases da reabilitacao cardiovascular?

Como o Banco Central controla a taxa de juros?

Assim como os outros bancos centrais, um dos mecanismos utilizados pelo Banco Central do Brasil para controlar a taxa de juros, e aproximá-la da meta, é o uso das operações de mercado aberto via compra e venda de títulos públicos no mercado doméstico, utilizando, basicamente, as operações compromissadas.