Quem administrava as capitanias hereditarias e como receber a permissao para essa funcao?

Quem administrava as capitanias hereditárias e como receber a permissão para essa função?

A administração das capitanias hereditárias foi entregue a terceiros, os chamados capitães-donatários. Os donatários, em geral, eram formados por membros da pequena nobreza, da burocracia portuguesa e comerciantes. Os donatários receberam a terra a partir da Carta de doação.

Quem dirigia as capitanias hereditárias?

Donatários das capitanias Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal, além disso, eram componentes da alta aristocracia. Eles ganharam vastos lotes de terra da Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Esses territórios eram chamados de capitanias hereditárias.

LEIA TAMBÉM:   Qual a carga horaria de trabalho de um professor?

O que foram as capitanias hereditárias e quais eram as suas principais funções?

As capitanias hereditárias foram lotes de terra estabelecidos e entregues aos donatários pelo rei português a partir de 1533. O sistema foi implantado na década de 1530 e consistiu em destinar aos nobres portugueses o direito de explorar uma região chamada de capitania.

Que nome recebia a pessoa que ficava encarregada de cuidar dessas faixas de terra?

Os donatários eram comerciantes e pessoas da pequena nobreza de Portugal que tinham boa relação com a Coroa portuguesa. O desenvolvimento da capitania era função exclusiva do donatário, que recebia o direito de exploração da terra por meio da Carta de Doação.

Quais fatores contribuíram para o declínio das capitanias hereditárias?

Entre os fatores que contribuíram para o fracasso das capitanias podemos citar: falta de terras férteis em algumas regiões, falta de interesse dos donatários, conflitos com os indígenas, falta de recursos financeiros para o empreendimento por parte de quem recebia a capitania.

Como eram governadas as capitanias hereditárias?

O cargo de capitão e governador foi instituído para a administração das capitanias hereditárias a partir do processo de divisão e distribuição de extensas faixas de terra da colônia portuguesa na América.

LEIA TAMBÉM:   Quanto custa investir em previdencia privada 3 anos antes do nascimento do filho?

Quem implementou o sistema de capitanias hereditárias no Brasil?

Os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 e, na década de 1530, implantaram o sistema de capitanias hereditárias como mecanismo de colonização. João III, no ano de 1534, sendo a primeira divisão territorial e administrativa implantada pelos portugueses na América Portuguesa.

Quais eram as principais funções dos donatários?

Os donatários eram obrigados a investir ou atrair investimentos, criando toda infraestrutura para garantir o desenvolvimento e a segurança de sua capitania. Além disso, deveriam atrair pessoas para morar em sua capitania, distribuindo terras (sesmarias) e cobrando impostos de quem fixasse morada nelas.

Quais foram as capitanias hereditárias que deram certo?

Pernambuco e São Vicente foram as capitanias que mais prosperaram. Nelas haviam ocorrido experiências de ocupação agrícola desde o período da colonização acidental. Apesar de enfrentarem problemas comuns aos das demais capitanias, Duarte Coelho e Martim Afonso de Sousa obtiveram sucesso.

Qual os direitos do Capitão Donatário sobre a capitania?

Principais Direitos: – Doar sesmarias aos colonos. – Escravizar índios para serem usados como mão de obra. – Exercer o poder judiciário (justiça) em sua capitania. – Cobrar impostos dos moradores e comerciantes que atuavam na capitania.

LEIA TAMBÉM:   Quanto Tempo e preciso para morar no canadense?

O que o rei de Portugal resolveu criar depois do fracasso das capitanias hereditárias?

O Governo Geral. Com a finalidade de “dar favor e ajuda” aos donatários e centralizar administrativamente a organização da Colônia, o rei de Portugal resolveu criar, em 1548, o Governo Geral. O documento detalhava as funções do novo representante do governo português na Colônia.