Que obras literarias foram responsaveis por influenciar mudancas sociais e politicas?

Que obras literarias foram responsáveis por influenciar mudanças sociais e políticas?

No Brasil encontramos essa expressão literária em autores como Machado de Assis e Aloísio Azevedo. Um exemplo disto é o Romance Esaú e Jacó (1904) de Machado de Assis que fornece dados da dinâmica sócio-política do Brasil na transição do Império para a República.

São as obras literárias mais importantes?

10 clássicos da literatura fundamentais para o vestibular

  • 1- IRACEMA, JOSÉ DE ALENCAR.
  • 2 – DOM CASMURRO, MACHADO DE ASSIS.
  • 3 – VIDAS SECAS, GRACILIANO RAMOS.
  • 4 – SENHORA, JOSÉ DE ALENCAR.
  • 5 – OS LUSÍADAS, LUÍS VAZ DE CAMÕES.
  • 6 – MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS, MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA.
  • 7 – O CORTIÇO, ALUÍSIO AZEVEDO.
LEIA TAMBÉM:   O que e a mercantilizacao?

Por que a literatura é um instrumento da política?

Sob vários aspectos podemos pensar a literatura como um “instrumento” da política, um instrumento que utiliza os meios de comunicação para produzir resultados políticos e sociais.

Como se modificou o conceito de literatura?

Tanto o conceito de literatura se modificou ao passar do tempo como o de gênero literário, uma vez que os gêneros literários, abordado por Aristóteles, eram classificados de três maneiras, semelhante ao que conhecemos hoje, embora possua diferenças.

Por que a literatura é parte da vida?

Segundo o crítico literário Afrânio Coutinho: “A Literatura é, assim, a vida, parte da vida, não se admitindo possa haver conflito entre uma e outra. Através das obras literárias, tomamos contato com a vida, nas suas verdades eternas, comuns a todos os homens e lugares, porque são as verdades da mesma condição humana .”

Qual o papel da literatura na sociedade?

Dessa forma, a literatura possui um importante papel social e cultural envolvido no contexto em que fora criada, posto que abarca diversos aspectos de determinada sociedade, dos homens e de suas ações e, portanto, que provoca sensações e reflexões do leitor.

Por que ocorre a literatura e como pode ser representada?

A literatura, como manifestação artística, tem por finalidade recriar a realidade a partir da visão de determinado autor (o artista), com base em seus sentimentos, seus pontos de vista e suas técnicas narrativas.

O que é a função catártica da literatura?

2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos Uma obra tem função cartática quando ela é capaz de provocar no leitor uma espécie de “explosão” de sentimento, fazendo aflorar do nosso interior sensações que podem ser de qualquer tipo, como tristeza, alegria, raiva, realização.

Por que a literatura tem grande importância em nossa vida?

A Literatura tem grande importância em nossa vida, principalmente nas escolas onde ela é bastante estudada. E por ela ser importante é necessário que se tenha um conceito sobre ela.

Como criar um novo conceito de literatura?

A autora cria um certo suspense em cada capítulo do livro, pois quando se pensa estar definida a literatura surge novo conceito, cria-se nova expectativa de resposta. E, ao finalizar a leitura fica bem claro que não existe uma palavra única que possa definir Literatura.

LEIA TAMBÉM:   Qual o maior predio residencial do Brasil?

Qual o objetivo da literatura realista?

A literatura realista aposta na reprodução do real, e nos leva a crer que o objetivo da literatura é encenar a linguagem, e seu poder de criação e imaginação que se queria, fosse o real. Marisa Lajolo conclui sua obra fazendo uma crítica aos brasileiros dizendo “somos um povo telespectador; não somos nem nunca fomos um país de leitores”.

Como a literatura é objeto de um questionamento?

Roberto Acízelo de Souza, em seu livro Teoria da Literatura, (cap.1 pág.6), diz que “a literatura é objeto de uma problematização, de um questionamento,apto a revelar a superficialidade da atitude para a qual ela corresponde apenas a uma noção difusa e culturalizada”.