Que e a organizacao da sociedade romano?

Que é a organização da sociedade romano?

A sociedade romana tinha como principais membros os patrícios e os plebeus, mas outros, como os clientes, os escravos e o proletariado, também a compunham. Esses clãs eram de povos latinos e organizavam-se sob o modelo de páter-famílias, chefe de família patriarcal, daí vem a denominação “patrício”.

Como eram vistos os filhos para os romanos?

Abandonados, meninos e meninas estavam destinados à prostituição ou à vida de gladiadores, treinados para enfrentar leões, tigres e outros animais perigosos. Outros ainda se tornavam servos. Ricos e pobres abandonavam os filhos na Roma antiga.

Quais eram as principais características de cada um dos grupos da sociedade romana?

– Patrícios: descendentes das primeiras famílias que povoaram Roma, os patrícios eram proprietários de terras e ocupavam importantes cargos públicos. Considerados cidadãos romanos, possuíam muita riqueza e escravos. No topo da pirâmide social romana, compunham a minoria da população.

Como era a organização política em Roma no tempo da monarquia?

Dentro da monarquia, o poder do rei era limitado pelo Senado e a Assembléia Curiata. O primeiro era formado por um conselho de anciãos que fiscalizava as ações do rei. Organizados em uma insurreição, os patrícios derrubaram o rei Tarquínio e fizeram do Senado a principal instituição política de Roma.

LEIA TAMBÉM:   Como provar o interesse de agir?

Como era formada a família dos romanos?

A família na Roma Antiga era patriarcal, ou seja, toda a autoridade era delegada ao homem, ao pai. A família romana era uma junção de tudo aquilo que estava sob o poder do pater famílias. A representação familiar romana era simbolizada pelo pai e todo poder atribuído a ele terminava somente com a sua morte.

Quando falecia o pater familias na Roma Antiga todos os seus filhos poderiam herdar seus bens explique?

O pater familiae tinha amplo poder de decidir para quem pretendia deixar seus bens e podia, inclusive, transferi-los para pessoas estranhas, fora de seu âmbito familiar. Podia, mesmo, deserdar seus filhos (exheredatio) se assim o desejasse, sem ter que dar satisfações a ninguém.

https://www.youtube.com/watch?v=5Fssmwi8kKo