Que doenca e causada pela bacteria Streptococcus?

Que doença é causada pela bactéria Streptococcus?

Infecções estreptocócicas. Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite. Os sintomas variam com o órgão infectado.

O que é Estreptococcias?

As estreptococcias são processos infecciosos com amplo espectro de manifestações piogênicas invasivas e não-invasivas, bem como complicações não-piogênicas. IMPETIGO: consiste de uma lesão vésico-pustulosa superficial da pele, intra-epidérmica e unilocular, que tende a tornar-se crostosa.

Quais os sintomas da bactéria Streptococcus?

Sintomas de Streptococcus agalactiae

  • Febre, calafrios, náuseas e alterações no sistema nervoso, que são mais frequentes quando a bactéria está presente no sangue;
  • Tosse, dificuldade para respirar e dor no peito, que podem surgir quando a bactéria atinge os pulmões;
LEIA TAMBÉM:   O que as pessoas fazem nas ferias?

Qual a utilização da bactéria Streptococcus?

O Streptococcus viridans, também conhecido por S. viridans, é encontrada principalmente na cavidade oral e da faringe e possui papel protetor, impedindo o desenvolvimento de outras bactérias, como por exemplo a S. pyogenes.

Como os estreptococos podem ser classificados?

Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemólise incompleta), beta (hemólise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolítico.

Onde é encontrada a bactéria Streptococcus?

O Streptococcus agalactiae, S. agalactiae ou Streptococcus do grupo B, são bactérias que podem ser encontradas mais facilmente no trato intestinal inferior e no sistema urinário e genital feminino, podendo causar infecções graves principalmente em recém-nascidos.

O que é a doença meningocócica?

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) certamente está entre as doenças imunopreveníveis mais temidas. Ela é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando meningococcemia — infecção generalizada.

Como tratar a bactéria Streptococcus?

Como tratar: o tratamento normalmente é feito com o uso de antibióticos, sendo os mais comumente indicados pelo médico Penicilina, Cefalosporina, Eritromicina e Cloranfenicol.

LEIA TAMBÉM:   Qual o papel do Soldado bombeiro militar MG?

Quais são as complicações que podem surgir em uma infecção por Streptococcus pyogenes?

As principais doenças relacionadas com o Streptococcus pyogenes são as inflamações da garganta, como a amigdalite e a faringite, e que quando não tratadas corretamente podem favorecer o espalhamento da bactéria para outros locais do corpo, o que pode levar ao aparecimento de doenças mais graves, como a Febre reumática …

Quais as doenças causadas pelo Streptococcus pyogenes?

Streptococcus pyogenes é uma bactéria patogénica altamente infecciosa e frequentemente responsável por faringites. Esta espécie também pode provocar doenças mais graves como a escarlatina e a febre reumática.

Onde se encontra a bactéria Streptococcus pyogenes?

O Streptococcus pyogenes, ou S. pyogenes, é uma bactéria gram positiva, que pode ser encontrada naturalmente nas pessoas, principalmente na boca, gargante e no sistema respiratório, não causando qualquer sinal ou sintoma.

Qual a doença causada por outros estreptococos?

Doença causada por outras espécies de estreptococos é menos prevalente e envolve habitualmente infecção de tecidos moles ou endocardite ( Classificação de Lancefield ). Algumas infecções não GABHS ocorrem predominantemente em certas populações (p. ex., estreptococo do grupo B em neonatos e em mulheres no pós-parto).

LEIA TAMBÉM:   Que funcões importantes desempenham esses orgaos para os seres vivos?

Como identificar a infecção por Streptococcus?

A identificação da infecção por Streptococcus é feito em laboratório por meio de exames específicos. O médico irá indicar, de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa, o material que será enviado para laboratório para a análise, podendo ser sangue, secreção da garganta, da boca ou secreção vaginal, por exemplo.

Quais são os estreptococos beta-hemolíticos?

Estreptococos beta-hemolíticos produzem zonas de hemólise clara ao redor de cada colônia. Estreptococos alfa-hemolíticos (comumente chamados Streptococcus viridans) são circundados por pigmentação verde resultante de hemólise incompleta. Estreptococos gama-hemolíticos são não hemolíticos.

Por que algumas espécies de Streptococcus podem ser encontradas no organismo?

Boa parte das espécies de Streptococcus podem ser encontradas no organismo, não causando qualquer tipo de doença.