Que criterios devem ser contemplados na escolha de testes e tecnicas para a realizacao de avaliacao psicologica?

Que critérios devem ser contemplados na escolha de testes e técnicas para a realização de avaliação psicológica?

RESPOSTA: Uma avaliação psicológica não deve se basear somente no resultado de um teste psicológico, mas também considerar outros meios de coleta de informação, sendo que a escolha desses meios dependerá do objetivo da avaliação psicológica.

Como se relacionam os aspectos éticos e a qualidade psicométrica dos testes psicológicos?

São diversas as possibilidades de atuação do psicólogo e de forma ampla. A falta ética se dá, por exemplo, no uso de testes psicológicos de forma isolada, desprovida de um processo, sem uma compreensão e preparo adequado, gerando conclusões singulares, ou seja, ignorando a complexidade e dinamismo do ser humano.

LEIA TAMBÉM:   Quantos litros de sangue sao filtrados pelos rins?

Quais são os princípios éticos básicos que regem o uso da avaliação psicológica?

igualdade, à integridade ao ser humano apoiado nos valores que embasam a Declaração dos Direitos Humanos.” informado sobre os procedimentos aos quais ele será submetido e os instrumentos utilizados devem ser apropriados.

Quando é permitido ao acadêmico de Psicologia a aplicação e correção de testes?

Conforme institui o art. 14º da Resolução CFP n.º 09/2018, os parâmetros psicométricos de um teste psicológico devem ser revisados periodicamente, não podendo o intervalo entre um estudo e outro ultrapassar 15 anos.

Quais são as condições técnicas para que um teste psicológico tenha parecer favorável do Conselho Federal de Psicologia?

A pelo menos um estudo brasileiro com evidências positivas de validade, no caso de testes com amplas evidências de validade fora do país, ou pelo menos dois estudos de validade, quando se tratar de teste brasileiro ou estrangeiro com poucas evidências de validade.

Quais os critérios para selecionar um teste psicológico?

Como escolher o teste ideal para uma Avaliação Psicológica específica?

  • Saber o quê deseja avaliar.
  • Sobre este assunto, quais são os testes disponíveis?
  • Conhecer as propriedades psicométricas dos testes.
  • Bom preparo do profissional.
LEIA TAMBÉM:   O que voce compreende como cidade-estado?

Qual a importância da ética e da técnica no processo de avaliação psicológica?

Isso se justifica, embora pareça óbvio, pelo fato digno de rememoração: a psicologia traz em sua base o cuidado para com a saúde mental e subjetividade humana, sendo uma prática que requer constante aquisição e atualização de conhecimento. …

Por que o CFP considera ser sua atribuição a questão de cientificidade dos testes e regulamentar o seu uso?

Por que o CFP considera que é de sua atribuição decidir sobre questão que é eminentemente de ordem científica? 1º da Lei n.º 5.766/71, é competência do CFP orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo, bem como zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe.

Quais são os instrumentos de avaliação psicológica?

Os principais instrumentos de Avaliação Psicológica são: Entrevista Psicológica, Testes Psicológicas e Observação.

Quais os principais cuidados que o psicólogo deve ter na escolha de um teste psicológico?

Um dos principais cuidados que o psicólogo deve ter na escolha de um teste psicológico é que este consulte o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), disponível no site do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (www.crpsp.org.br), com o intuito de verificar se o mesmo consta na listagem e se obteve …

LEIA TAMBÉM:   Qual e a torcida mais barulhenta?

Que cuidados o psicólogo deve ter ao selecionar testes não psicológicos para complementar a avaliação psicológica?

Quais profissionais podem aplicar testes psicológicos?

Assim, profissionais das áreas de pedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, entre outros, podem utilizar os instrumentos listados sem incorrer em exercício ilegal da profissão. O mesmo não ocorreria caso algum destes profissionais fizesse uso dos testes e instrumentos privativos à(ao) Psicóloga(o).