Que aspectos os jogos revelam das sociedades que os desenvolveram?

Que aspectos os jogos revelam das sociedades que os desenvolveram?

O jogo serviu de vínculo entre povos, é facilitador da comunicação entre seres humanos. Observa-se então que tanto Aristóteles (385-322 a.C.) quanto Platão (427 – 347 a.C) já percebiam o potencial presente no uso dos jogos, que instruem e também divertem, configurando-se numa atividade de crescimento pessoal e social.

Qual é a origem dos jogos e brincadeiras?

Os jogos e brincadeiras presentes na cultura portuguesa, africana e indígena acabaram difundindo na cultura lúdica brasileira. Ninguém sabe a gênese desses jogos, seus criadores são anônimos, e que só se sabe que eram atitudes abandonadas por adultos, por fragmentos de romances, poesias, mitos, e rituais religiosos.

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Qual o objetivo das brincadeiras e jogos populares?

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Qual a importância da brincadeira em nossa sociedade?

O brincar é uma atividade que auxilia na formação, socialização, desenvolvendo habilidades psicomotoras, sociais, físicas, afetivas, cognitivas e emocionais. Ao brincar as crianças expõem seus sentimentos, aprendem, constroem, exploram, pensam, sentem, reinventam e se movimentam.

Qual a importância desses jogos e brincadeiras para nossa sociedade?

O jogo é considerado importante no que se refere à aquisição de conhecimento e desempenho no âmbito escolar. Com este estudo tornou-se possível compreender melhor a ação do jogo no desenvolvimento da criança tanto cognitivo, social, emocional e físico-motor.

Como surgiu os jogos e brincadeiras no Brasil?

Com a miscigenação, as crianças que nasciam recebiam desde cedo à influência das culturas portuguesas, indígenas e africanas (apud MOURA, 2011). Os jogos e brincadeiras presentes na cultura portuguesa, indígena e africana acabaram por fundirem-se na cultura lúdica brasileira.

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Qual é o principal objeto de um jogo ou uma brincadeira?

Os jogos e brincadeiras proporcionam as crianças, aprender de forma prazerosa. Por meio dos jogos e brincadeiras as crianças interagem umas com as outras desenvolvendo suas habilidades, ampliando seu intelecto sem ter a “obrigação” de aprender; tudo acontece de forma espontânea.

Qual a diferença entre jogos e brincadeiras populares?

No jogo existem regras previamente estabelecidas, que todos os intervenientes devem seguir. No brincar não existem regras (ou estas são criadas pelos intervenientes da brincadeira de forma livre), não existe um vencedor, nem uma competição. O foco do brincar está na cooperação e, sobretudo, na diversão.

O que o brincar proporciona?

Quais as facilidades na aplicação de jogos e brincadeiras?

Através das atividades lúdicas, as crianças desenvolvem várias capacidades, explorando e refletindo sobre a realidade, a cultura na qual estão inseridas, incorporando e, ao mesmo tempo, questionando regras e papéis sociais.

Qual a idade do grupo 4 na Educação Infantil?

Sobre a série Infantil G4 – (4 anos) Também conhecida como pré escola, a Escola de Educação Infantil (Grupo 4) é uma importante etapa da alfabetização infantil.

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Por que as crianças devem ceder ao mau comportamento das crianças?

As crianças tendem a fingir, mentir ou chorar para conseguir o que querem. Se você ceder ao mau comportamento das crianças, seu filho se sentirá justificado por aquele ato. Em palavras simples, quando seu filho manipula você, ela tem poder sobre você. O que fazer?

Quais são os motivos de atenção nas crianças?

Nas demais crianças, são motivos de atenção o ganho de peso inadequado, distenção abdominal, vermelhidão ou fissuras anais, resposta inadequada ao tratamento com laxantes e presença de sangue nas fezes. Esses sintomas podem dar pistas da ocorrência de doenças como a celíaca e as de tireoide.

Como as crianças quebram a autoridade de um adulto?

É bastante comum que as crianças queiram quebrar regras para “testar” a autoridade de um adulto. E é como esses adultos lidam com o teste que vai mostrar a esses pequenos, que determinado comportamento não é apropriado.

Quais são as fases do desenvolvimento da criança?

As fases do desenvolvimento da criança são estudadas por vários autores com abordagens diferentes. Vygotsky denominou que, no processo de aprendizagem, a interação é constante e acontece por meio do desenvolvimento real, desenvolvimento potencial e zona de desenvolvimento proximal 1.