Quantos meses posso atrasar o Fies?

Quantos meses posso atrasar o Fies?

Diferente do que muita gente pensa, a dívida do Fies não prescreve tão facilmente. Após 5 anos sem pagar parcelas, o nome do devedor continuará sujo e com riscos de busca apreensão e bloqueio de bens para saldar o débito com o Governo Federal.

Quais as consequências de não pagar o Fies?

Ao ser aceito no FIES, o estudante assina um contrato com o banco (Caixa ou Banco do Brasil). Se não honrar com o débito o nome vai parar no Serasa, sim. Mesmo que o estudante desista do curso no meio do caminho, a dívida existe e deverá ser paga até a data do cancelamento. Se não for paga, também terá o nome sujo.

O que acontece se eu dever o Fies?

Ao contrário de outros tipos de empréstimo, a dívida com o Fies não se prescreve facilmente depois de 5 anos. Então, após ficar 5 anos sem pagar o empréstimo, o nome do inadimplente continuará no Serasa e ele ainda corre o risco de ter bens apreendidos e bloqueados para saldar seu débito com o Governo Federal.

LEIA TAMBÉM:   Qual o melhor tipo de hot dog?

O que é a fase de amortização Price do Fies?

Fase de amortização: Encerrado o período de carência, o saldo devedor do estudante será parcelado em até 3 (três) vezes o período financiado da duração regular do curso.

Quais são as fases de amortização do FIES?

– Fase de amortização do Fies: quando termina a fase de carência, o saldo devedor do estudante é parcelado em até três vezes o período financiado da duração regular do curso. A ampliação do prazo para amortização poderá ser de até três vezes o período de utilização do financiamento, acrescido de 12 meses.

Como é efetuada a penhora de salários?

A penhora de salários é efetuada por um agente de execução, que é também o depositário se tiver sido ele a efetuar a diligência; em alternativa, pode ser depositário quem tenha a guarda do depósito para o qual a coisa seja removida.

Como é concedido o benefício de redução temporária de penhora?

Para que seja concedido o benefício de redução ou isenção temporária de penhora é necessário dirigir um requerimento fundamentado ao Juiz. Este defere ou não em função da posição do credor, dos fundamentos adiantados e respetiva prova. O despacho de deferimento é comunicado ao agente de execução que agirá depois em conformidade.

LEIA TAMBÉM:   Qual e a formula usada para calcular a velocidade media?

Como saber se o seu crédito é penhorável?

O credor pode também saber, através do Procedimento Extrajudicial Pré-executivo (PEPEX), qual a possibilidade de recuperar o seu crédito. Esta plataforma permite, de uma forma simples e mais barata do que o recurso à justiça, saber quais os bens penhoráveis .

Qual o caso mais frequente de excesso de penhora?

O caso mais frequente de excesso de penhora é o que ocorre no âmbito da penhora de vencimento, em especial, quando não é respeitado o limite da impenhorabilidade do valor correspondente ao salário mínimo nacional (atualmente nos 665,00€ = SMN de 2021). Ver tópico acima. Oposição à penhora suspende a execução ou suspende a penhora?