Quantos carros Uma pessoa com deficiencia pode comprar?

Quantos carros Uma pessoa com deficiência pode comprar?

Ele só pode adquirir um novo veículo a cada dois anos para que seja concedida a isenção do ICMS e também do IPI (veja aqui Comissão aprova isenção de IPI a policiais e guardas municipais), conforme a vigência da Lei 8.989/95, atualmente prorrogada até 31 de dezembro de 2021 pela Lei 13.146/2015.

O que é preciso para comprar um carro adaptado?

A pessoa deve ir até uma clínica credenciada pelo Detran ou a uma auto-escola que acompanhe o interessado a uma das clínicas. A pessoa passa por um exame feito por doismédicos de especialidades diferentes, quem avaliam se a pessoa tem necessidade de guiar um carro específico ou adaptado para sua deficiência.

Qual o benefício para autistas e pessoas com deficiência?

Autistas e pessoas com deficiência física, visual e mental – severa ou profunda – têm direito a isenção de impostos na compra de veículos automotores, o que resulta em um carro PCD. O benefício também é válido para os responsáveis pelas pessoas que se encaixam nessa classificação.

LEIA TAMBÉM:   Quais os requisitos da aposentadoria por idade antes e depois da EC de nº 103?

Qual é o processo para comprar um carro PCD?

Qual é o processo para comprar um carro PcD? O primeiro passo é a obtenção de um laudo de perícia em uma clínica médica credenciada pelo Detran para atestar a dificuldade para conduzir. Com o atestado em mãos, deve-se pedir junto ao Detran do respectivo estado a emissão da CNH especial, que irá limitar o condutor a guiar apenas veículos adaptados.

Como é garantida a isenção de taxas para portadores de deficiência?

É garantido a isenção de taxas para qualquer pessoa portadora de alguma deficiência que compromete a mobilidade, inclusive, ela também é garantida para crianças, já que não é necessário que o próprio portador da deficiência solicite essa isenção. Confira as etapas para comprar um veículo adaptado:

Por que o carro PCD virou fenômeno de vendas no Brasil?

Faz alguns anos que o carro PcD virou um fenômeno de vendas no Brasil. Impulsionadas pela flexibilização nas regras que permitiam adquirir um carro novo com isenções de impostos, as fabricantes investiram pesado neste filão e as vendas explodiram.