Quanto tempo posso esperar para dar entrada na licenca maternidade?

Quanto tempo posso esperar para dar entrada na licença maternidade?

A solicitação pode ser feita até 28 dias antes do parto e 90 após.

Em quais casos a licença maternidade pode ser prorrogada?

Em 03/2020, o Ministro Fachin determinou que o salário maternidade deve ser prorrogado quando em decorrências de complicações médicas relacionadas ao parto, houver necessidade de internação hospitalar da mãe ou do bebê recém nascido.

O que é necessário para dar entrada na licença-maternidade?

Os documentos necessários para dar entrada no salário-maternidade são:

  1. cópia dos documentos pessoais (RG e CPF)
  2. comprovante de endereço;
  3. indeferimento do benefício pleiteado;
  4. certidão de nascimento do filho ou termo de adoção/guarda (criança até 8 anos de idade);

Como dar entrada na licença-maternidade autônomo?

Estando de acordo com os critérios básicos, basta dar entrada no benefício através da Central de Atendimento da autarquia pelo número 135 ou pelo site/aplicativo Meu INSS. Concluídos todos os trâmites, os valores do salário maternidade serão pagos diretamente pelo INSS.

LEIA TAMBÉM:   Qual a funcao do urbanista?

Como foi determinada a licença-maternidade?

O objetivo desse afastamento é dar tempo para que a mulher se recupere no período pós-parto e consiga se organizar nos primeiros cuidados com o bebê ou a criança adotada. A licença-maternidade foi determinada pela primeira vez em 1943, com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Qual o prazo para a licença paternidade?

Empresas participantes deste programa podem prorrogar por 60 dias a licença maternidade e por 15 dias a licença paternidade. Dessa forma, a colaboradora está autorizada a se afastar por um período total de 180 dias e o pai pode ficar 20 dias em casa.

Quando receberá a licença parental?

Se optar por gozar a licença parental inicial em 120 dias, receberá 100\% da remuneração de referência, caso opte pelos 150 dias, apenas receberá 80\%. Fonte: Guia Prático do Subsídio Parental do Instituto da Segurança Social, páginas 14 e 15, de 01 de outubro de 2020.

Como ter direito ao salário maternidade?

Para ter direito ao salário maternidade a desempregada precisa ter contribuído ao INSS, pelo menos, durante 10 meses e ter a qualidade de segurada. Isso quer dizer que ela precisa estar contribuindo com a Previdência ou estar dentro do prazo de segurada, também chamado de “período de graça”.