Quanto tempo pode durar um contrato por prazo determinado?

Quanto tempo pode durar um contrato por prazo determinado?

Com respeito a duração dos contratos por tempo determinado, esta não pode ultrapassar dois anos, com exceção do contrato de experiência cujo prazo máximo de duração é 90 dias. Os arts. 445 e 451 definem as condições de prorrogação desta modalidade contratual.

Quando o contrato por prazo determinado passa a ser indeterminado?

O contrato se transforma automaticamente em contrato por prazo indeterminado. Se o empregador quiser contratar novamente o mesmo trabalhador, cujo contrato por prazo determinado encerrou-se no limite máximo de 2 anos, terá que aguardar o intervalo de 6 meses entre este e o novo contrato por prazo determinado.

O que diz o artigo 443?

– O contrato individual de trabalho poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado, ou para prestação de trabalho intermitente.

LEIA TAMBÉM:   Quais os atores mais bem pagos do ano?

Quais os requisitos para poder fazer um contrato por prazo determinado?

443 da CLT, para ser válido, o contrato por prazo determinado deverá ser:

  • de serviço cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminação do prazo;
  • de atividades empresariais de caráter transitório; ou.
  • de contrato de experiência.

Qual o prazo de aviso prévio para contrato de trabalho?

No caso de contratos de trabalho a termo certo em que o trabalhador cumpriu menos de 6 meses de trabalho, o aviso prévio é de 15 dias. O prazo de aviso prévio, em caso de rescisão de qualquer contrato, deve fazer-se com relação ao tempo já trabalhado.

Qual o aviso prévio do trabalho?

O aviso prévio encontra-se referido no Código do Trabalho, no artigo 400º. Tal como o nome indica, serve para comunicar de antemão à outra parte a intenção de terminar uma relação laboral, de forma a que ninguém seja apanhado desprevenido, e seja consequentemente lesado.

Qual a duração do prazo de aviso prévio?

Atenção: a duração do prazo de aviso prévio é calculada com base na data de início do primeiro contrato. A exceção é feita quando está descrito um prazo de aviso prévio no próprio contrato. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, deverá consultar o seu contrato de trabalho.

LEIA TAMBÉM:   Como a agricultura pode prejudicar o meio ambiente?

Qual a legislação trabalhista brasileira faz uso do aviso prévio?

A legislação trabalhista brasileira faz uso do aviso prévio com a finalidade de evitar que o trabalhador seja dispensado de “surpresa”.