Quanto tempo dura o programa de protecao a testemunha?

Quanto tempo dura o programa de proteção à testemunha?

O período de proteção é de dois anos e pode ser prorrogado por até dois anos ou, caso seja necessário, pelo tempo de duração do processo.

Como funciona Programa de Proteção à Testemunha no Brasil?

Criada em 1999, por meio da Lei Federal nº 9.807/99, a política de proteção a vítimas e testemunhas ameaçadas atende à demanda de toda a federação, seja por meio dos Programas Estaduais ou do Programa Federal, que com o forte apoio das Organizações da Sociedade Civil, protegem atualmente, cerca de 500 pessoas, entre …

O que significa programa de proteção?

Programa de Proteção a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas (PROVITA) consiste no conjunto de medidas adotadas com o fim de proporcionar proteção e reinserção social em local seguro a vítimas e testemunhas que, por sua contribuição efetiva em investigação ou processo criminal, encontrem-se coagidas ou expostas à grave …

LEIA TAMBÉM:   E possivel fazer compras na Internet com cartao Pre-pago?

Quem pode entrar no programa de proteção à testemunha?

§ 1o A proteção poderá ser dirigida ou estendida ao cônjuge ou companheiro, ascendentes, descendentes e dependentes que tenham convivência habitual com a vítima ou testemunha, conforme o especificamente necessário em cada caso.

Como entrar no programa de proteção à testemunha?

Receber assistência e proteção a testemunhas

  1. Solicitar proteção. Pode ser feita em qualquer instituição do Governo e da sociedade civil, além de Ministérios Públicos e Poder Judiciário.
  2. Ser entrevistado pelo Ministério Público.
  3. Ser entrevistado pela equipe técnica do PROVITA.
  4. Ser acolhido pelo programa.

Como fazer parte do programa de proteção à testemunha?

Como funciona a proteção policial?

Presencial : Qualquer instituição do Governo e da sociedade civil, além de Ministérios Públicos e Poder Judiciário. O Ministério Público ouve a testemunhas independentemente de quem a encaminhe ao serviço de proteção. O Ministério Público encaminha então o caso para a triagem realizada pela equipe técnica do PROVITA.

Quais as medidas de proteção às Vítimas e testemunhas ameaçadas previstas na Lei n 9807?

LEIA TAMBÉM:   Como a luz solar influencia nos climas da Terra?

1o As medidas de proteção requeridas por vítimas ou por testemunhas de crimes que estejam coagidas ou expostas a grave ameaça em razão de colaborarem com a investigação ou processo criminal serão prestadas pela União, pelos Estados e pelo Distrito Federal, no âmbito das respectivas competências, na forma de programas …

Quais as medidas aplicadas pelo Provita?

Essas medidas cautelares estão previstas no Código de Processo Penal e na legislação extravagante, a exemplo de: inquirição antecipada de testemunhas (art. 225 do CPP); prisão em flagrante (art. 302 do CPP); prisão preventiva (art. 311 do CPP); prisão em razão de pronúncia (art.