Quanto tempo demora para receber o retroativo da aposentadoria?

Quanto tempo demora para receber o retroativo da aposentadoria?

Em média, o tempo que leva para a liberação de valores retroativos via RPV pode levar até 60 dias, decorridos a partir da decisão judicial. Entretanto, no caso de saldos maiores que 60 salários-mínimos e, portanto, emitidos por meio de precatórios, a espera é ainda maior e pode levar alguns anos.

Como o INSS paga o retroativo?

O valor retroativo começa a contar a partir da DER. Quando o assunto é revisão, os atrasados poderão pagos até cinco anos da data do pedido. Por exemplo, supondo que um aposentado recebeu R$ 3.000 por mês. Ao solicitar a revisão, verificou-se que alguns períodos não haviam sido levados em consideração.

Como contribuir para o recolhimento de aposentadoria?

Mas recomendamos o aconselhamento de um profissional para que o recolhimento seja feito corretamente. Apesar de poder contribuir retroativamente, se a pessoa se encontra nas situações a seguir, ela não precisa, necessariamente, contribuir com a previdência pelo tempo que não pôde para que este tempo conte par fins de aposentadoria.

LEIA TAMBÉM:   Como resolver congelamento de tela?

Como receber o valor do retroativo?

Se o valor retroativo a receber for de até 60 salários mínimos, o valor será pago diretamente ao contribuinte, após o trânsito em julgado, normalmente em até 2 meses. Caso o valor seja maior que isso, o pagamento é feito via precatório, o que pode demorar um pouco mais e ser um pouco mais trabalhoso.

Quem pode recolher a contribuição retroativa?

Este tipo de contribuinte pode recolher retroativamente, desde que dentro do prazo de 6 meses. Mas atenção! Passados os 6 meses não é mais permitida a contribuição atrasada. Outra questão importante é que só é contribuinte facultativo quem não exerce nenhum tipo de trabalho.

Quando falta pouco para se aposentar?

Quando falta bem pouquinho para se aposentar, várias pessoas buscam formas de pagar em atraso pelo tempo que deixaram de contribuir, para então usufruir do benefício mais cedo.