Quanto pode aumentar o condominio?

Quanto pode aumentar o condomínio?

Não, o síndico não pode aumentar a taxa condominial apenas se ele quiser. Isso está em desacordo com a Lei do Condomínio em vigor há muitos anos no Brasil. Na realidade, isso só pode acontecer mediante aprovação em assembleia, já que essa é uma prerrogativa que todos os moradores precisam tomar juntos.

Como é feito o reajuste de condomínio?

Geralmente, o seu reajuste ocorre uma vez por ano e o principal motivo é o aumento de gastos devido a constante inflação no Brasil. Para a realização de aumento da taxa de condomínio, o síndico ou a administradora de condomínio, pode convocar uma assembleia de condomínio para que os condôminos aprovem a medida.

Qual o índice de correção para condomínio?

De acordo com o § 1º, do art. 1336 do CC, o condômino que não pagar a sua contribuição ficará sujeito a juros moratórios convencionados, ou quando não previstos, o juro é de 1\% ao mês.

LEIA TAMBÉM:   Qual a principal diferenca entre a estrategia de penetracao e a estrategia de desnatacao?

Quem decide a taxa de condomínio?

Normalmente, decide-se em assembleia um teto (2 ou 3 vezes o valor da média dos gastos ordinários mensais, por exemplo) e o valor é cobrado na taxa de condomínio até que seja constituído o fundo.

Como é feito o cálculo da taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é calculada após a soma de todos os gastos que envolvem a manutenção do edifício, podendo ser realizado de duas formas diferentes para cada morador: por unidade ou por fração ideal.

Qual o percentual da multa admitida em face da impontualidade no pagamento do condomínio?

2\%
Uma coisa é a inexecução parcial da convenção do condomínio, caracterizada pelo atraso ou impontualidade na quitação da taxa (inadimplemento relativo da prestação). Este fato é apenado com a multa moratória de 2\%.

O que pode ser cobrado como taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é um valor arrecadado mensalmente dos moradores. Ela custeia serviços importantes para o dia a dia de todos, como segurança, conta de água, manutenção das áreas comuns do prédio, impostos e gastos com produtos de limpeza, por exemplo.

LEIA TAMBÉM:   Quais os impostos pagos por um supermercado?

Como calcular a taxa de condomínio por fração ideal?

1.336 do Código Civil a taxa de condomínio cobrada mensalmente deve ser baseada na fração ideal. Como regra geral o cálculo do valor da contribuição é realizado somando as despesas de todo o condomínio e dividindo pela fração ideal da unidade do condômino.