Quanto ao Imposto de Importacao?

Quanto ao Imposto de Importação?

6 dias atrás
60\%
A alíquota do imposto de importação é de 60\% do valor do produto acrescido de frete e seguro, conforme dispõe a Portaria MF 156/99 em seu artigo 1º. O valor da tributação não pode ser maior que 60\% do valor, nem ultrapassar US$ 3.000,00.

São concedidas isenções do Imposto de Importação?

São concedidas isenções ou reduções do imposto de importação: I – às importações realizadas: a) pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal, pelos Territórios, pelos Municípios e pelas respectivas autarquias (Lei n. 8.032, de 1990, art. 2°, inciso I, alínea “a”; e Lei n. 8.402, de 8 de janeiro de 1992, art.

Quem tem competência para o Imposto de Importação?

O Poder Executivo é o ente competente para a alteração das alíquotas do imposto em comento, conforme Constituição, em seu artigo 153, §1º, dispositivo este que ainda estabelece que serão respeitadas condições e limites de lei.

LEIA TAMBÉM:   Como o Iraque se tornou objeto da atencao do governo Bush?

Em que momento ocorre o fato gerador do imposto de importação?

O fato gerador do imposto de importacao ocorre quando do desembaraço aduaneiro. 2. Legislação majorando os tributos que atingem as importações garantidas por guia, mas não efetivadas pelo desembaraço aduaneiro.

Qual a base do imposto de importação?

O Brasil, como país-membro do Mercosul, utiliza a Tarifa Externa Comum (TEC), a qual possui todas as alíquotas de Imposto de Importação dos produtos. A base de cálculo do imposto de importação é o valor aduaneiro da mercadoria.

Qual a alíquota da importação?

Na importação, sua incidência é a entrada do produto em território nacional. Ademais, sua alíquota atualmente é 2,10\% (exceto para mercadorias consideradas autopeças), calculada sobre o valor aduaneiro.

Qual é o tributo de importação?

O Imposto de Importação (II) é um tributo federal que incide sobre mercadoria estrangeira, inclusive sobre bagagem de viajante e bens enviados como presente, amostra ou a título gratuito, conforme consta no Art. 69 do Regulamento Aduaneiro. A função do II é atender objetivos econômicos, pois trata-se de um tributo extrafiscal.

LEIA TAMBÉM:   O que e a legislacao social?

Qual a jurisprudência do imposto de importação?

O Imposto de Importação possui algumas jurisprudências no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Uma delas diz respeito ao momento do fato gerador do Imposto de Importação. O fato gerador é claro: é a entrada dos produtos estrangeiros no território nacional. Mas quando ele ocorre?