Quando voce olha para o abismo o abismo tambem olha para voce?

Quando você olha para o abismo o abismo também olha para você?

“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E, se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você.” Friedrich Nietzsche, filósofo alemão (1844-1900).

Foi examinado o modo como a filosofia?

(Filosofia, um resumo)Foi examinando o modo como a Filosofia tem seus conhecimentos científicos universais a partir dos dados sensíveis particulares que Kant nos apontou para o que deve fazer a Filosofia? a) Kant nunca tratou desta questão. Era contrário a este assunto.

O que o filósofo NIT defendia?

Nietzsche defendia a inexistência em vários sentidos: de Deus, da alma e do sentido da vida. Para ele, o ser humano deveria abandonar as muletas metafísicas, a chamada morte dos ídolos. O filósofo se opunha aos dogmas da sociedade, principalmente ao defender que a verdade era uma ilusão.

LEIA TAMBÉM:   Qual a correlacao entre a governanca corporativa e a sucessao familiar?

Quando você olhou para o abismo você piscou?

“Nós dois fitamos o abismo. Mas quando ele olhou de volta… você piscou.”

O que Nietzsche quis dizer com a frase Deus está morto?

A sentença “Deus está morto” significa: o mundo supra-sensível está sem força de atuação. Ele não fomenta mais vida alguma. A metafísica, isso significa para Nietzsche a filosofia ocidental entendida como Platonismo, está no fim.

Qual é o fundamento do espiritismo?

Seus ensinamentos principais são o amor ao próximo e o amor a Deus, a caridade e a evolução do ser humano. Não existe culto, ritual nem sacerdote na doutrina espírita. Segundo ela, todos serão salvos — alguns antes, outros, depois, de acordo com o progresso de cada um. O espiritismo não combate nenhuma religião.

O que é a vida Livro dos Espíritos?

O que é a Vida? Diz o Livro dos Espíritos, ítem 998 “A expiação se cumprirá mediante as provas da vida corporal e, na vida espiritual pelos sofrimentos morais inerentes a nossa inferioridade” .

O que é um mito na filosofia?

O que é mito: Mitos são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e dos seres humanos. Mito nem sempre é utilizado no se sentido original, também é usado em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico.

LEIA TAMBÉM:   Tem como um dos componentes que lhe da resistencia?

O que significa a palavra maiêutica explique?

O que é Maiêutica: Maiêutica ou Método Socrático consiste numa prática filosófica desenvolvida por Sócrates onde, através de perguntas sobre determinado assunto, o interlocutor é levado a descobrir a verdade sobre algo.

O que é um aforismo exemplos?

Significado de Aforismo substantivo masculino Máxima que, em poucas palavras, explica uma regra ou princípio moral; apotegma; ditado: tal pai, tal filho é um famoso aforismo. Texto breve que traz consigo um fundamento que, numa sentença filosófica, pode denotar um pensamento de teor prático ou moral.

Qual a visão de Nietzsche no que diz respeito aos valores?

Contra toda essa dominação, Nietzsche defende que a Moral deve nascer imparcialmente. Não há necessidade de se levar em consideração os valores trazidos pela classe dos sacerdotes nem tampouco pela classe dos nobres.

Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você. Friedrich Nietzsche Além do bem e do mal.

LEIA TAMBÉM:   Qual o dever de um sentinela?

Qual foi a importância de Nietzsche?

Ele foi simplesmente um dos mais influentes pensadores europeus modernos. Suas tentativas de desmascarar os motivos primordiais que subjazem a filosofia, a moral e a religião ocidentais tradicionais afetaram gerações de filósofos, teólogos, psicólogos, poetas, romancistas e dramaturgos subsequentes.

Por que Nietzsche foi importante?

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo, escritor e crítico alemão que exerceu grande influência no Ocidente. Sua obra mais conhecida é “Assim Falava Zaratustra”. O pensador estendeu sua influência para além da filosofia, penetrando na literatura, poesia e todos os âmbitos das belas artes.

Qual foi o maior inspirador de Nietzsche?

As grandes influências de Nietzsche surgiram na época em que ele era estudante na Universidade de Leipzig. Lá ele descobriu a filosofia de Arthur Schopenhauer (1788-1860) e a música de Richard Wagner (1813-1883), de quem se tornou amigo mais tarde.

Como a pessoa olha para o abismo?

O abismo também olha para dentro porque a pessoa ao olhar para o abismo elabora uma perceção que conduz à sua ruína, à sua incapacidade, à sua morte, ao seu suicido.

Será que a consciência é um único abismo?

Depois de remoer um pouco esta ideia, cheguei a um pensamento derivado que é “ A consciência é o ponto de estrangulamento de um único abismo”. O estrangulamento advém pois desta injunção que nos dá ilusão de um limite real de algo que é contínuo.

Será que o Abismo pode se tornar vazio?

E que ao se defrontar demasiado com o vazio, pode se também tornar vazio, ou seja, a falta de valores que o niilismo representa pode tomar conta do contemplante, ou ainda, o abismo pode ser o monstro que se combate e a conotação é que o abismo olhará dentro de ti tornando-o tão vazio quanto ao abismo contemplado.