Quando vale a pena pagar INSS atrasado?

Quando vale a pena pagar INSS atrasado?

Como vimos, o recolhimento de INSS atrasado só é feito de forma adequada se o contribuinte estiver regularizado na Previdência Social. Sem a regularização, não adianta pagar os valores devidos, pois eles não serão contabilizados — e você terá prejuízos.

Pode pagar contribuições atrasadas?

Os segurados facultativos só podem pagar o INSS em atraso se a guia de recolhimento não estiver atrasada em mais de 6 meses. Nesse caso, o pagamento pode ser feito pela própria internet, no site da Receita Federal.

É possível considerar contribuições realizadas com atraso para efeito de carência?

27 da Lei nº 8.213/91 prevê que serão consideradas para efeito de carência as contribuições “realizadas a contar da data de efetivo pagamento da primeira contribuição sem atraso“. Ou seja, se o segurado pagou uma contribuição em dia, as posteriores serão consideradas para efeito de carência, ainda que pagas em atraso.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os tipos de projetos de investimento de capital?

Como saber o valor do INSS atrasado?

É possível descobrir que períodos estão pendentes e se o trabalhador está perto ou não de se aposentar. O extrato pode ser consultado no portal www.meu.inss.gov.br.

Como pagar guia GPS atrasada?

GPS em atraso: como pagar?

  1. Casas Lotéricas: pagamento de forma presencial realizada nas Casa Lotéricas.
  2. Internet: através do internet banking da Caixa Econômica Federal.
  3. Autoatendimento: pagamento diretamente nas salas de autoatendimento das Agências da Caixa Econômica Federal.

O que devo fazer para pagar o INSS atrasado de um funcionário?

A única possibilidade do trabalhador recolher em atraso, sem comprovar a atividade profissional, é quando o atraso for inferior a 5 anos e, desde que já esteja cadastrado na atividade vinculada ao INSS, com o primeiro recolhimento em dia da atividade exercida.

O que é retroativo?

Que retroage ou tem factos passados (ex.: efeito retroactivo ). 2. Que é relativo a factos passados (ex.: pagamento retroactivo ).