Quando uma economia opera sob a curva de possibilidades de producao representa que?

Quando uma economia opera sob a curva de possibilidades de produção representa que?

Em economia, a fronteira de possibilidades de produção (FPP), também designada por curva de possibilidade de produção (CPP), ilustra graficamente a escassez dos fatores de produção e cria um limite para a capacidade produtiva de uma empresa, país ou sociedade.

Como é possível a produção para além da curva de possibilidades de produção?

Você já sabe o que é e como construir a Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP), mas como acontece o deslocamento da curva de Possibilidades de Produção? Quando um país experimenta um crescimento econômico, ele passa a ter mais recursos para a produção de todos os bens e, por isso, a FPP se desloca para a direita.

LEIA TAMBÉM:   Qual foi o recorde que Messi bateu?

O que explica o formato da Curva de Possibilidade de Produção?

Resposta: A curva de possibilidade de produção tem inclinação negativa e é côncava em relação à origem. A inclinação negativa se deve a que para produzir mais de um bem é preciso deixar de produzir outro bem. A concavidade se deve à Lei dos Rendimentos Decrescentes.

Qual a capacidade da economia para operar na fronteira?

A economia tem capacidade (potencial) para operar na fronteira (no limite), no entanto, opera numa capacidade menor, portanto há um intervalo (um hiato). Quanto mais abaixo da capacidade máxima da produção, maior o hiato do produto!

Qual a fronteira de possibilidades de utilidade?

QUESTÃO CERTA: A fronteira de possibilidades de utilidade corresponde ao conjunto de níveis de utilidade associados a alocações eficientes de Pareto. níveis de bem-estar alcançados pelos restantes indivíduos (ou outro grupo).

Será que a economia está a produzir eficientemente?

Ao invés, os pontos no interior da curva indicam que a economia não está a produzir eficientemente (o que pode acontecer, por exemplo, em períodos de desemprego elevado durante as flutuações cíclicas da economia). Economista pela Universidade Nova de Lisboa, professor universitário nas áreas da economia e da gestão, gestor e consultor de empresas.

LEIA TAMBÉM:   Quem e o embaixador da musica sertaneja?

Qual o fator necessário para a obtenção de quantidades máximas na economia?

Fator necessário para a obtenção de quantidades máximas na economia. Em decorrência do cenário de escassez, a ciência econômica leva em consideração qual a quantidade que não é produzida de um certo produto, em decorrência da produção de outro. Dessa forma, a medida teórica que indica este fator é denominada Custo de Oportunidade.