Quando surgiu a expressao criado-mudo?

Quando surgiu a expressão criado-mudo?

“Criado-mudo” Em 1820, uma pequena mesa teria sido inventada para ficar ao lado da cama para apoiar objetos, a mesma função do “criado”. Para não haver confusão entre o escravo e o móvel, a mesa foi chamada de “criado-mudo”.

Onde surgiu a palavra criado-mudo?

A origem do nome ‘criado-mudo’, veio de da época da escravidão. Em 1820 os escravos que faziam os serviços domésticos eram chamados de criados e alguns passavam dia e noite imóveis ao lado da cama do “senhor” com um copo d’água, ou segurando roupas.

Quem inventou a mesa de cabeceira?

Os lords e Ladys mais modestos e de bom gosto dessa época, começaram a desejar uma forma de esconder esses recipientes que eram tão necessários e assim surgiram as primeiras mesas de cabeceira, que eram mais armário do que mesa, com portas sólidas para que se mantivessem bem fechados.

LEIA TAMBÉM:   Qual foi o melhor filme do Jim Carrey?

Qual a origem do nome criado-mudo?

Segundo a marca, a mudança acontece porque o nome do móvel vem da época da escravidão no Brasil. Ele lembra o escravo que passava a noite “tomando conta” dos nobres, ao lado da cama. Por ser um objeto inanimado e ter utilidade equivalente à de um mordomo, passou a ser chamado de criado-mudo.

Por que a expressão criado-mudo?

Em 1820, os escravos que faziam serviços domésticos na casa-grande eram chamados de criados. Esse móvel foi chamado de criado, já que exercia a mesma função do escravo. Mas, para não confundir, o móvel passou a se chamar criado-mudo. E desde então temos chamado o móvel desta forma, mesmo após a abolição da escravidão.

Quem inventou o criado-mudo?

“Ele foi inventado na Inglaterra; era uma mesinha onde se colocavam os materiais para o chá, dispensando a presença da criadagem que, fatalmente, acabava se inteirando das situações escabrosas da família. Lá o móvel era chamado de dumb waiter, ‘criado abobado’”.

Como chama o negócio que fica do lado da cama?

LEIA TAMBÉM:   Onde sao utilizados motores eletricos?

A mesa de cabeceira é aquele móvel pra ficar do lado da cama, seja de casal ou solteiro. Assim, você tem um espaço pra deixar alguns objetos, como luminária, despertador, controle da televisão, um copo com água pra beber à noite ou algum livro. Ela tem gavetas, mas costumam ser no máximo duas.

É errado falar criado-mudo?

Segundo a Etna, era comum que escravos designados para tarefas domésticas fossem chamados de “criados”. Esse móvel exercia a mesma função do escravo doméstico e foi chamado de criado. Então, para não confundir os dois, passaram a chamar o móvel de criado-mudo“, diz o texto da campanha “Criado-mudo nunca mais“.

Qual o nome certo do Criado-mudo?

Por ser um objeto inanimado e ter utilidade equivalente à de um mordomo, passou a ser chamado de criado-mudo. O móvel, agora, passará a ser chamado de “mesa de cabeceira” em todas as lojas físicas e no site da marca.