Quando se usa digoxina?

A digoxina é um agente que melhora a contratilidade do miocárdio (efeito inotrópico positivo), e mantém, mesmo nos dias atuais, um papel definido no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca (IC) com redução da fração de ejeção do ventrículo esquerdo (FEVE).

Quais os riscos da digoxina?

A digoxina pode aumentar os riscos de arritmias cardíacas com: succinilcolina; simpaticomimético; sal de cálcio (se esse for administrado rapidamente por via intravenosa, em paciente digitalizado, pode ocorrer séria arritmia; por outro lado, a hipocalcemia pode neutralizar os efeitos do digitálico no coração).

Qual a ação do digoxina?

A digoxina é utilizada com objetivo de reduzir a frequência ventricular na fibrilação atrial rápida persistente, no tratamento de insuficiência cardíaca nos pacientes que permanecem sintomáticos, apesar do uso de diuréticos e de inibidores da enzima conversora de angiotensina.

LEIA TAMBÉM:   Pode abrir carta de outra pessoa e crime?

Quem deve tomar digoxina?

A digoxina é um remédio da classe dos antiarrítmicos e cardiotônicos, que age aumentando a força dos batimentos cardíacos e melhorando o ritmo do coração, indicada para tratamento de problemas do coração como insuficiência cardíaca congestiva ou arritmias, podendo ser usada em adultos e crianças.

Qual o mecanismo de ação da digoxina?

A digoxina exerce seu efeito inotrópico positivo através da inibição da bomba de Na+/K+ nos miócitos cardíacos. Para isso, liga-se na porção extracelular da subunidade da Na+/K+ -ATPase, inibindo-a.

Qual é o efeito da digoxina no coração com insuficiência?

A digoxina produz efeitos diferentes no coração normal e no coração insuficiente. Enquanto pode produzir algum aumento leve da força de contração, a digoxina não aumenta intensamente o débito cardíaco no coração saudável.

Quem não pode tomar digoxina?

Quem não deve usar A digoxina não deve ser usada por pessoas alérgicas à digoxina ou que tenham fibrilação ventricular, um distúrbio do ritmo cardíaco dos ventrículos ou câmaras inferiores do coração que permitem que o sangue flua para fora do coração.

LEIA TAMBÉM:   O que acontece no caso de morte do locador e do locatario?

Qual é a ação do diltiazem?

Mecanismo de Ação O efeito anti-hipertensivo de diltiazem se faz principalmente através do relaxamento da musculatura lisa dos vasos sangüíneos, resultando numa diminuição da resistência vascular periférica. A magnitude da redução da pressão arterial está relacionada ao grau de hipertensão.

Essa droga tem sido utilizada há décadas no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca e fração de ejeção reduzida (ICFER). Além disso, também está indicada para controle da frequência cardíaca em pacientes com fibrilação atrial (FA) e como antiarrítmico em casos de taquicardia supraventricular paroxística.

Que efeitos neurais tem a digoxina?

Digoxina reduz a ativação dos sistemas nervoso simpático e renina-angiotensina, independente de sua ação inotrópica, e influencia favoravelmente a sobrevida. Entretanto, este resultado é alcançado via efeitos diretos simpatoinibitórios ou pela ressensibilização do mecanismo barorreflexo pouco esclarecido.

Como é prescrita a digoxina?

digoxina é amplamente prescrita para o tratamento da insuficiência cardíaca e arritmia atrial há mais de 200 anos (FIGUEIREDO & MACHADO, 2010; AHLE et al., 2011). Este fármaco é da classe dos glicosídeos cardíacos ou digitálicos, originado da planta Digitalis purpuria com denominação popular de dedaleira (RANG et al., 2007).

LEIA TAMBÉM:   O que sao correntes de neve?

Como retardar a absorção da digoxina?

A presença de alimentos pode retardar, mas não alterar a taxa de absorção da Digoxina.

Como usar a digoxina no tratamento de doenças do coração?

A digoxina também pode ser usada na forma de injeção aplicada no músculo ou diretamente na veia, feita no hospital por um enfermeiro, de acordo com a indicação médica. A digoxina é indicada no tratamento de doenças do coração como insuficiência cardíaca congestiva e arritmia supraventricular.

Quais medicamentos podem aumentar a ação da digoxina?

Muitos medicamentos podem interferir na ação da digoxina aumentando ou diminuindo seu efeito, como hidroxicloroquina, cloroquina, ibuprofeno, diclofenaco, furosemida, claritromicina, eritromicina, atazanavir, darunavir, ritonavir ou saquinavir, por exemplo.